'O estudo é uma coisa que ninguém tira de dentro de nós', diz formando da Educação de Jovens e Adultos, em Macapá
Paulo Pereira Lobato, de 37 anos, pretende seguir os estudos até se formar em Letras. Ele concluiu a 3ª etapa da EJA na Escola Estadual Professor Paulo Freire.
Buscar conhecimento e evolução por meio da educação é possível em todas as idades. O Governo do Estado disponibiliza a modalidade de Educação de Jovens e Adultos (EJA) em duas unidades específicas em Macapá e mais 33 escolas públicas na capital e em Santana.
Paulo Pereira Lobato, aluno da Escola Estadual Paulo Freire, encontrou a oportunidade de transformar sua história ao retornar aos estudos. O estudante havia concluído apenas a 4ª série quando jovem e, por escolhas que, segundo ele, não o levaram aonde queria, acabou se afastando da escola.
"Eu me envolvi com coisas erradas, que me atrasaram e me afastei da escola, dos estudos, mas percebi que precisava de um caminho diferente para vencer na vida. Foi Deus que abriu as portas novamente para mim e também passei a entender que só com os estudos posso transformar e garantir uma vida melhor, para mim e minha família" , relembra emocionado o estudante.
Atualmente, Paulo concluiu a terceira etapa e se prepara para a quarta, além do ensino médio. Seu sonho é cursar Letras na facultade, e ele acredita na educação como uma poderosa ferramenta de transformação.
"O estudo é algo que ninguém pode tirar de nós, e é o que vai garantir o nosso futuro." Para Paulo, o ambiente acolhedor da Escola Paulo Freire, com colegas e professores engajados, tem sido fundamental para incentivá-lo a continuar.
MATRICULE-SE AQUI
Veja lista das escolas que ofertam EJA
O objetivo do EJA é atender jovens, adultos e idosos que buscam retomar os estudos, oferecendo uma segunda chance para quem não pôde concluir o ensino básico na idade regular.
"Este ano decidimos concentrar as matrículas da EJA em uma semana específica para facilitar o atendimento e identificar a etapa ideal para cada estudante. O processo não encerrou. Na nesta segunda-feira, 27, o sistema reabre para inscrições, garantindo novas oportunidades para quem ainda não conseguiu realizar sua matrícula", explicou Cleiberton Souza, coordenador da Educação Básica e Profissional da Secretaria de Estado da Educação (Seed).
A EJA no Estado atende diversas modalidades, desde o ensino fundamental até o médio. A diretora da Escola Paulo Freire, Ilza Launé, destacou a metodologia aplicada e o impacto na progressão dos estudantes.
"Nós trabalhamos com os métodos de Paulo Freire, acreditando na educação como ferramenta de transformação social. Além disso, temos provas classificatórias para avançar os alunos nas etapas adequadas, garantindo que eles progridam conforme seu nível de conhecimento", explicou.
Atualmente, cerca de 50% das vagas foram preenchidas, restando aproximadamente 2.500 vagas disponíveis para o ensino fundamental e médio. O Governo do Amapá oferece a modalidade do supletivo em duas unidades específicas:
- Escola Estadual Professor Paulo Freire, localizada na avenida Antônio Coelho de Carvalho, nº 551, bairro Central
- Centro Paulo Melo, na Rua Cândido Mendes, nº 555. Além disso, o programa está presente em 33 escolas espalhadas pela capital e pelo município de Santana.
Documentação necessária para a matrícula
Para menores de 18 anos
- Aluno: certidão de nascimento, CPF, cartão do Sistema Único de Saúde (SUS), cartão ou declaração de vacina atualizado e foto 3x4 recente, ressalva ou histórico escolar (no caso do não término do ano letivo, apresentar declaração contendo informação de aprovado);
- Pais e responsáveis: identidade (RG), CPF, comprovante de residência ou declaração, cartão ou comprovante do Bolsa Família.
Para maiores de 18 anos
- Identidade (RG); CPF; cartão do Sistema Único de Saúde (SUS); cartão ou declaração de vacina atualizado; foto 3x4 recente; comprovante de residência ou declaração; cartão ou comprovante do Bolsa Família; e ressalva ou histórico escolar (no caso do não término do ano letivo, apresentar declaração contendo informação de aprovado).
Fique por dentro das notícias do Governo do Amapá no ==> Instagram e Facebook.
Tá no ZAP ==> Entre no grupo de WhatsApp e receba notícias em primeira mão aqui!