Carnaval 2025: campeã em 2024, Império do Povo aborda o grafismo indígena em 'Kusiwa - O Caminho Desenhado Sobre a Pele'
Agremiação do município de Santana vai fechar o primeiro dia dos desfiles, em 28 de fevereiro, no Sambódromo, retratando a cultura do povo Wajãpi.
Na quinta reportagem da série especial sobre os enredos das 10 escolas de samba para o Carnaval 2025, o Governo do Amapá apresenta a agremiação carnavalesca "Império do Povo", campeã de 2024, que fecha o primeiro dia de desfiles oficiais, no dia 28 de fevereiro, na avenida do samba, Ivaldo Veras, no Sambódromo de Macapá.
Império do Povo e o enredo: “Kusiwa – O Caminho Desenhado Sobre a Pele”
A Associação Recreativa Escola de Samba Império do Povo, única representante do município de Santana no Grupo Especial, entra na avenida às 3h20, com o enredo “Kusiwa – O Caminho Desenhado Sobre a Pele”, que aborda o grafismo indígena dos povos Wajãpi, único no mundo reconhecido como patrimônio imaterial da humanidade pela Unesco e pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan).
“Nós vamos tratar sobre o grafismo indígena Wajãpi, que é um tesouro muito grande para nós, amapaenses. É uma honra falar sobre esse patrimônio, porque somos um povo originário, com raízes muito fortes nos povos indígenas. A Império do Povo está preparando um espetáculo muito superior ao desfile do Carnaval de 2024, e tem muita surpresa vindo por aí, desde alas coreografadas até inovações nas alegorias e fantasias”, destacou o presidente da escola Wesley Braga.
O presidente também ressalta que o enredo é uma celebração à ancestralidade e um convite à reflexão. Além de trazer essa temática rica e histórica, a agremiação promete surpreender o público com uma abordagem moderna e uma plástica diferenciada.
“Estamos utilizando novas tecnologias nos materiais e explorando uma paleta de cores maravilhosa, criando um degradê que vai encantar quem estiver na arquibancada ou assistindo de casa. O samba de enredo está lindo, e temos trabalhado muito para que a comunidade cante e participe. O que se pode esperar da Império do Povo em 2025 é uma verdadeira celebração artística e cultural na avenida”, concluiu o presidente.
Outros Carnavais
Fundada oficialmente em 3 de fevereiro de 1993, no município de Santana, a Império do Povo iniciou sua trajetória nos desfiles de Macapá em 1999, pelo Grupo de Acesso, após se filiar à Liga das Escolas de Samba do Amapá (LIESAP). Desde então, a agremiação coleciona momentos marcantes no carnaval amapaense.
Em 2004, conquistou seu primeiro título no Grupo de Acesso, garantindo vaga no Grupo Especial, no ano seguinte. Em 2008, brilhou como campeã do Grupo Especial, título que foi seguido pelo vice-campeonato em 2010.
Após um período de reformulação, a escola voltou ao protagonismo em 2023, conquistando o Grupo de Acesso com o enredo “A vida é um moinho”, que abordava o trigo como o primeiro alimento cultivado pela humanidade. Em 2024, foi campeã do Grupo Especial com o emocionante enredo: “A Folia da Mãe de Deus da Piedade”, que retratava a resistência da comunidade do Igarapé do Lago, de Santana, dividindo o título com a coirmã Piratas da Batucada.
Samba de Enredo 2025
“Kusiwa – O Caminho Desenhado Sobre a Pele”
Compositores: Luido, Rafael Esteves, André Félix, Tomaz Mocidade, Luiz Neto do Salgueiro e Marcinho do Pandeiro
Ê Kusiwa
Wyrau bradará liberdade
Ê Ê Kusiwa
Império do Povo é Força e Coragem
Janejarâ o criador
Jimi´a puku ecoou… pra trazer a harmonia
O mal que devorava bicho e gente,
Tukã-moj foi vencida, restaurando a sintonia
A existência veio sem cor
Wyrakawa celebrou
Pintando as cores da serpente
Os ancestrais perpetuaram a tradição
O real e o invisível hoje tem a ligação
Vem, chegando os Pajés pelos igarapés
No Oiapoque, Jari e Araguari
Resguardar o equilíbrio
Preservando a terrados Wajãpi
Caminho do risco, pincéis embebidos em tinta,
Marcado no corpo e na alma da gente, contornos, misturas
A escolha reflete as vãs criaturas
Evocação do material, uso espiritual
Poder da sedução, urucum, jenipapo e carvão
Inspiração nos animais,
Jakare, Yo, Panã, Jawi
Esses são trações, matizes, cultura dos Wajãpi
Chama… da resistência ainda emana
Grafado em armas contra os Karaikõs
Sabedoria em forma de expressão, repassando, a tradição
O Império é o pintor desenhando no povo
O desejo de ser campeão de novo. (Ê Ê.)
Carnaval 2025
O Governo do Amapá repassou R$ 7,5 milhões para fomentar o Desfile das Escolas de Samba no Carnaval 2025, reforçando o compromisso com a valorização da cultura popular e o fortalecimento das tradições carnavalescas. O investimento, fruto de emenda articulada pelo senador Davi Alcolumbre, foi destinado à Liga Independente das Escolas de Samba do Amapá (Liesap), que distribuiu o recurso para as 10 agremiações, divididas nos Grupos Especial e de Acesso.
Confira a ordem e horário dos desfiles:
Sexta-feira, 28 de fevereiro
- Embaixada de Samba - 21h
- Solidariedade - 22h35
- Império da Zona Norte - 0h10
- Piratas Estilizados - 1h45
- Império do Povo - 3h20
Sábado, 1º de março
- Emissários da Cegonha - 21h
- Unidos do Buritizal - 22h35
- Boêmios do Laguinho - 0h10
- Maracatu da Favela - 1h45
- Piratas da Batucada - 3h20
Especial enredos
- Embaixada de Samba Cidade de Macapá abre os desfiles exaltando as tradicionais feiras populares
- Solidariedade vai apresentar o enredo 'Do Universo de Olorum, Rei Oxaguiã - o Senhor da Renovação Constante'
- Império da Zona Norte vai para avenida com 'Isaac e sua Alegria: um conto de amor na passarela da folia'
- Piratas Estilizados exalta o fruto da cultura do Amapá com 'Da lenda de Iaça ao sabor açaí que conquistou o mundo'
Fique por dentro das notícias do Governo do Amapá no ==> Instagram e Facebook.
Tá no ZAP ==> Entre no grupo de WhatsApp e receba notícias em primeira mão aqui!