Com apoio do Governo do Amapá, Mazagão Velho sedia 1º Fórum Amapaense dos Pontos e Pontões de Cultura do Estado
O "TEIA Amapá- Reconecta 2025" reuniu fazedores de cultura para debater a reestruturação de políticas públicas e a implementação da Cultura Viva.
Com apoio do Governo do Amapá, o distrito de Mazagão Velho, berço da cultura amapaense, que integra o município de Mazagão, sediou nos dias 24 e 25 deste mês, o 1º Fórum Amapaense dos Pontos e Pontões de Cultura do Estado. Um grande encontro que reuniu representantes da cultura, artistas, gestores e ativistas, para debater políticas públicas, estratégias de promoção da cultura local e a implementação da "Cultura VIVA" no Estado.
A iniciativa é um marco que visa fortalecer a rede de Pontos de Cultura no Amapá, promovendo o intercâmbio de experiências e a construção de um plano de ação que valorize, preserve e fortaleça cada vez mais a diversidade do fazer cultural no estado.
“Esse momento é muito representativo, pois temos as esferas federal e estadual dialogando com representantes de ponto e pontões de cultura, para que a gente consiga construir a política cultural que nós queremos. Em nome do governador Clécio Luís, ressalto que o Governo do Estado está à disposição, através da Secretaria de Cultura, da Fundação Marabaixo e da Secretaria dos Povos Indígenas, desse fazer cultural. Portanto, todos os fazedores de cultura podem contar com essa estrutura, para que possamos fortalecer cada vez mais o fazer de cada um, nos bairros, nas ruas e em qualquer canto desse estado que tenha um fazedor disposto a compartilhar a cultura e arte com a comunidade”, pontuou a secretária de Cultura, Clícia Vieira Di Miceli.
No Amapá pela primeira vez, o diretor do Programa Cultura Viva da Secretaria da Cidadania e Desenvolvimento Cultural do Ministério da Cultura, Leandro Anton, falou da importância do evento para a cultura a nível estadual e nacional .
“É um encontro muito importante, pois é a primeira TEIA do Amapá, que vai compor o circuito de Teias estaduais preparatórias à TEIA nacional, que vai acontecer no mês de outubro, no Espírito Santo. É um momento de reativação das redes estaduais dos pontos de cultura, que se preparam para o debate nacional, elegendo seus delegados que irão representá-los e sobretudo, levando as suas contribuições para o fortalecimento das políticas culturais, no caso especial, da política nacional Cultura Viva”, declarou o diretor.
1º Fórum Amapaense dos Pontos e Pontões de Cultura do Estado
Foram dois dias de programação com palestras, rodas de conversas, ações formativas e outras atividades. O encontro proporcionou um espaço para a articulação de ideias e projetos, e também, fortaleceu a rede de cooperação entre os participantes, visando um desenvolvimento cultural mais integrado e abrangente para o Amapá.
“A partir de agora, com uma organização mais concreta e mais experiente vamos conseguir avançar muito mais. Essa nova caminhada com o TEIA vai nos fortalecer e dar suporte para cada vez mais chegar aos fazedores de cultura dos 16 municípios do estado que ainda precisamos alcançar”, celebrou o coordenador do Ponto de Cultura Gira Roda Ginga/Zumbi, Paulo Axé.
Participantes
Além dos representantes de pontos e pontões de cultura, a primeira TEIA do Amapá também contou a participação de representantes do Comitê Nacional de Cultura no Amapá; Comissão Nacional dos Pontos de Cultura; Comitê Gestor do Ponto de Cultura Meio do Mundo; Escritório Nacional de Cultura no Amapá e Comissão de Cultura da OAB Amapá.
Siga o Canal do Governo do Amapá no WhatsAppFique por dentro das notícias do Governo do Amapá no ==> Instagram e Facebook.
Tá no ZAP ==> Entre no grupo de WhatsApp e receba notícias em primeira mão aqui!