Estoque de sangue O+ atinge nível crítico e Hemoap convoca doadores em Macapá
Atualmente, são 19.641 doadores com O+ cadastrados no hemocentro.

O estoque de sangue do tipo O+ chegou ao nível crítico no estado, mobilizando o Instituto de Hematologia e Hemoterapia do Amapá (Hemoap) para convocar voluntários. Neste período de férias escolares, é comum o número de doações diminuir.
Atualmente, são 19.641 doadores O+ cadastrados no hemocentro. Esta tipagem apresenta maior demanda nas unidades hospitalares.

“A tipagem sanguínea O+ é a que tem mais saída em nosso estado e nesse período tem uma queda significativa em nosso estoque, então se já é doador, antes de viajar faça sua doação ou se algum familiar vai fazer cirurgia, venha ao Hemoap e tenha informações de como ajudar em nosso estoque", reforça Hellen Bitencourt, diretora técnica do hemocentro.
O sangue doado é utilizado em tratamentos de câncer, pacientes que realizam hemodiálise, acidentes graves com perda de sangue, vítimas de queimaduras, hemorragia durante o parto, pacientes com doenças hematológicas e cirurgias eletivas.

O número de doadores varia de 60 a 70 por dia, mas esse quantitativo cai no período de férias. Para suprir os hospitais em todo o Estado, são necessárias no mínimo 100 bolsas de sangue diariamente. Uma única bolsa pode salvar até quatro vidas.

Um gesto de solidariedade aos familiares é o de Solange Silva, que é bombeiro militar. Ela conta que já está habituada a doar, e veio reforçar o estoque para ajudar também uma prima.
"Vim fazer esse gesto de caridade para uma sobrinha que está enferma, lembrando como é importante manter o estoque do Hemoap abastecido e como uma bolsa de sangue pode salvar uma vida", ressaltou Simone.

Waldney de Souza Xavier sabe bem a necessidade das doações constantes. A mãe dele passará por um procedimento cirúrgico e vai precisar das bolsas de sangue. Ele chamou os amigos, e também foi ao instituto fazer doação.

“Estou doando pela minha mãe, que vai operar, mas sei que o meu sangue também pode ajudar a salvar outras vidas", destacou Xavier.
Os interessados em se tornarem voluntários, mas desconhecem o tipo sanguíneo, podem buscar o Hemoap, fazer a doação normalmente, que a equipe técnica se encarrega de realizar o exame laboratorial.
Confira o necessário para doar sangue:
- Pesar acima de 50 kg;
- Ter idade entre 16 e 69 anos;
- Estar em boas condições de saúde;
- Não ter testado positivo para Covid-19 nos últimos 10 dias e não ter apresentado sinais ou sintomas de gripes nos últimos 14 dias;
- Pessoas de 16 e 17 anos precisam de autorização dos responsáveis, por meio de um termo de consentimento oferecido no Hemoap;
- É indispensável estar descansado e bem alimentado antes de realizar a doação;
- Os intervalos de tempo para doação de sangue são de 2 meses para homens e 3 meses para mulheres.
Serviço
As doações de sangue podem ser realizadas no hemocentro, que fica na Avenida Raimundo Álvares da Costa, esquina com a Rua Jovino Dinoá, no bairro Central, em Macapá. O funcionamento para doações é das 7h30 às 12h. Em caso de dúvidas, é possível entrar em contato pelo número (96) 98414-1779.

Fique por dentro das notícias do Governo do Amapá no ==> Instagram e Facebook.
Tá no ZAP ==> Entre no grupo de WhatsApp e receba notícias em primeira mão aqui!