Agência de Notícias do Amapá
portal.ap.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
LOCALIDADES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A
INCLUSÃO E DIREITOS

Transcendendo Barreiras: Governo do Estado promove 1º Encontro de pessoas Trans, Travestis e Não-Binárias, em Macapá

Evento, que reuniu ativistas e representantes da sociedade, marcou o Dia Nacional da Visibilidade Trans, celebrado nesta quarta-feira, 29.

Por Alice Palmerim
30/01/2025 11h30
Programação segue até sexta-feira, 31, com atividades de saúde, cidadania, feira de empreendedoras, apresentações culturais
Programação segue até sexta-feira, 31, com atividades de saúde, cidadania, feira de empreendedoras, apresentações culturais
Foto: Adriano Monteiro/GEA

Reafirmando o compromisso com a promoção da cidadania, combate à discriminação e a garantia do direito e assistência para toda a população, o Governo do Estado realizou nesta quarta-feira, 29, o 1º Encontro de pessoas Trans, Travestis e Não-Binárias do Amapá, no Cine Territorial, na Escola Barão do Rio Branco, no centro de Macapá. 

A ação, coordenada pela Comissão Especial de Promoção da Cidadania e Direitos Humanos de LGBTQIA+, com apoio das Secretarias de Estado, movimentos sociais e sociedade civil, integra o projeto "Transcendendo Barreiras – construindo um Amapá mais inclusivo" que faz parte das celebrações pelo Dia Nacional da Visibilidade Trans. 

Secretária de Políticas para Mulheres, Adriana Ramos
Secretária de Políticas para Mulheres, Adriana Ramos
Foto: Adriano Monteiro/GEA

“É um importante momento de aproximação, onde o Governo do Estado acolhe e ouve as necessidades da comunidade. Estamos avançando nas políticas públicas na capital e nos demais municípios, e isso só é possível com o compromisso e união de todos”, destacou a secretária de Políticas para Mulheres, Adriana Ramos, que na ocasião representou o governador Clécio Luís. 

A programação que iniciou na terça-feira, 28, com um "adesivaço" de conscientização nas escolas da rede pública prossegue até sexta-feira, 31, com atividades de saúde, cidadania, rodas de conversas, exibição de filmes, feira de mulheres empreendedoras, apresentações artísticas e culturais. 

A ativista e coordenadora do Encontro, Céu Leehí, destacou que o momento é mais uma oportunidade para discutir políticas públicas, atualizações do que está acontecendo nos três poderes e o que pode ser melhorado para a população trans e travestis.  

Ativista e coordenadora do Encontro, Céu Leehí
Ativista e coordenadora do Encontro, Céu Leehí
Foto: Adriano Monteiro/GEA

“Infelizmente, o Brasil é o país que mais assina a população trans e travesti, além de sofrermos com a discriminação e violência em várias áreas como na educação, na saúde, na cultura, falta de acesso ao esporte. É fundamental para a gente ver as particularidades, as especificidades, as prioridades que nós temos e reforçar os laços de afeto e acolhimento, e buscar o avanço na política pública”, pontuou. 

Uma das participantes do encontro foi a servidora pública e representante das pessoas trans, travestis e não-binárias dos municípios do Amapá, Leona Conceição de França, que falou que o debate ajuda a diminuir a marginalização social.  

“É essencial debater políticas pública, porque elas vão ajudar a combater a falta de respeito, a falta de oportunidade, como um bom emprego, um nome e pronome que muitas vezes nos é negado, é essencial para que a gente diga não a nossa vulnerabilidade e marginalização social, e que cada vez possamos estar mais integrados e dignificados dentro da sociedade”, destacou. 

Comitivas dos 16 municípios estiveram presente no encontro
Comitivas dos 16 municípios estiveram presente no encontro
Foto: Adriano Monteiro/GEA

Outro participante, que veio até a capital para o encontro, foi o assessor de comunicação do município de Serra do Navio, Tássio Freitas, de 32 anos, que celebrou a participação e a oportunidade de debater as ações que podem garantir a proteção e o combate a violência.  

Assessor de comunicação de Serra do Navio, Tassio Freitas
Assessor de comunicação de Serra do Navio, Tassio Freitas
Foto: Adriano Monteiro/GEA

“É muito relevante está aqui fazendo parte desse primeiro encontro, é libertador saber que não estamos sós e que temos força para lutar por reconhecimento e direitos. Temos uma união inteira, independente da distância entre os municípios para seguirmos melhorando no Amapá. Avançamos bastante em políticas públicas, ainda temos muita coisa para buscar juntos e vamos conseguir”, concluiu. 

Fique por dentro das notícias do Governo do Amapá no ==> Instagram e Facebook.
Tá no ZAP ==> Entre no grupo de WhatsApp e receba notícias em primeira mão aqui!