Agência de Notícias do Amapá
portal.ap.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
LOCALIDADES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A
FOLIA E ALEGRIA

'A inclusão é essencial para que todos sintam a magia da festa’, diz folião na expectativa do Carnaval do Meio do Mundo 2025

Joelson Rogério, 49 anos, presidente da Associação dos Deficientes Físicos do Amapá, já desfilou na Boêmios do Laguinho e Piratas Estilizados.

Por Mikhael Santos
05/02/2025 08h00
Joelson desfilando pela escola de samba Piratas Estilizados em 2020

O Carnaval do Meio do Mundo do Amapá, promovido pela Liga Independente das Escolas de Samba do Amapá (Liesap), com investimentos do Governo do Estado e emenda do senador Davi Alcolumbre, promete ser ainda mais vibrante e acessível em 2025. O Sambódromo de Macapá, palco dos desfiles das 10 agremiações carnavalescas, nos dias 28 de fevereiro e 1º de março, terá uma área especial e exclusiva para Pessoas com Deficiência (PCDs), garantindo acessibilidade e representatividade do público que, muitas vezes, enfrenta dificuldades em participar da maior festa popular do país.

Para Joelson Rogério Silva, de 49 anos, presidente da Associação dos Deficientes Físicos do Amapá (ADFAP), a área representa um grande avanço para a inclusão no Carnaval. Ex-participante de desfiles e da harmonia das escolas de samba Boêmios do Laguinho e Piratas Estilizados, ele tem uma forte ligação com a festividade desde que se mudou para o bairro em 1976.

“O carnaval sempre fez parte da minha vida. Desde criança, acompanhei a minha avó e minha mãe na festa de São Joaquim, no Quilombo do Curiaú, e tive essa ligação muito forte com as minhas raízes africanas. Quando me mudei me apaixonei pela minha agremiação e tive a honra de fazer parte por mais de 10 anos. É fundamental que todos tenham a oportunidade de vivenciar essa festa, que é um símbolo da nossa identidade cultural", destacou.

Em 2006, Joelson sofreu um grave acidente nos antigos barracões de samba. Após um choque elétrico, ele ficou em coma por dias, o que resultou na amputação de suas pernas

Em 2006, Joelson sofreu um grave acidente nos antigos barracões de samba. Após um choque elétrico, ele ficou em coma por dias, o que resultou na amputação de suas pernas. Contudo, sua paixão pelo Carnaval nunca se apagou. Mesmo diante de adversidades, ele se manteve firme e segue lutando por mais direitos e representatividade para pessoas com deficiência, não só no Carnaval, mas em todas as esferas sociais.

"Eu sei o que é lutar contra as dificuldades, mas também sei o poder que a cultura e a alegria do Carnaval têm de transformar a vida de uma pessoa. A inclusão no nosso maior evento é um passo essencial para garantir que todos possam sentir a magia da festa, independentemente das suas limitações. Eu me recuperei fisicamente, mas essa batalha por uma festa acessível, onde todos têm seu lugar, é algo que me move todos os dias. Todos nós merecemos viver a alegria dessa festa, que é de todos e para todos", afirmou.

Carnaval do Meio do Mundo da Liesap em parceria com Governo do Amapá atua na geração de oportunidades para todos

A área que será destinada para pessoas com pessoas com deficiência, no Sambódromo de Macapá, busca proporcionar uma experiência carnavalesca mais inclusiva, permitindo que todos possam desfrutar da energia contagiante das escolas de samba e dos desfiles com conforto e segurança. O espaço adaptado terá estrutura especial para atender às necessidades do público PCD, assegurando visibilidade e mobilidade adequadas.

Carnaval 2025

O Governo do Amapá repassou R$ 7,5 milhões para fomentar o Desfile das Escolas de Samba no Carnaval 2025, reforçando o compromisso com a valorização da cultura popular e o fortalecimento das tradições carnavalescas. O investimento, fruto de emenda articulada pelo senador Davi Alcolumbre, foi destinado à Liga Independente das Escolas de Samba do Amapá (Liesap), que distribuiu o recurso para as 10 agremiações, divididas nos Grupos Especial e de Acesso.

Fique por dentro das notícias do Governo do Amapá no ==> Instagram e Facebook.
Tá no ZAP ==> Entre no grupo de WhatsApp e receba notícias em primeira mão aqui!