Agência de Notícias do Amapá
portal.ap.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
LOCALIDADES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A

Clínica de Nefrologia levará o nome do médico Antônio Pinheiro Teles

Homenagem reconhece a importância do médico para a medicina e para a sociedade amapaense

Por Redação
07/01/2017 13h53

Dr. Teles, como era conhecido, foi fundador do serviço de Nefrologia no Amapá

A Clínica de Nefrologia do Hospital de Clínicas Alberto Lima (HCAL) receberá o nome de Clínica de Nefrologia Dr. Antônio Pinheiro Teles. Na sexta-feira, 6, o governador Waldez Góes solicitou a elaboração de um projeto de lei. A medida é uma homenagem para o médico nefrologista que faleceu na quarta-feira, 4.

Dr. Teles, como era conhecido, faleceu aos 69 anos vítima de infarto. Dedicou-se a saúde até os últimos momentos de vida. Foi fundador do serviço de Nefrologia no Amapá em 1985. Implantou a residência médica no Estado. Também foi professor de matemática e francês do ensino fundamental e médio. Na política foi eleito deputado estadual por dois mandatos, seguindo os valores e princípios de um homem preocupado com o próximo.

O homenageado contribuiu com a sociedade amapaense e deixou um legado em todas as áreas onde atuou. “Queremos homenageá-lo pela brilhante e exemplar trajetória de homem público e cidadão. Foi de extrema importância para o setor de Nefrologia e é um reconhecimento pelos serviços prestados.”, disse o governador Waldez Góes.

O chefe do Executivo lembra o começo da relação com o médico e amigo no município de Amapá, onde ambos iniciaram carreira, Dr. Teles na medicina e o governador na extensão rural.

Centenas de vidas foram salvas pelo profissional que zelava pelos pacientes de forma humanizada, com profissionalismo e atenciosamente em cada palavra de conforto dada. Para Aline Távora, o projeto é uma justa homenagem. “Além de um médico paciente era um ser humano incrível. Confiávamos muito na palavra dele. Cuidou da minha mãe e da minha avó”, afirmou.

Aline lembra que há 25 anos quando a mãe foi diagnosticada com câncer no fígado seguiu o conselho do médico para fazer a cirurgia fora do estado. “Ele aconselhou que procurássemos recurso em outro estado. Depois da cirurgia, passou a acompanhá-la aqui no Amapá. Desde então qualquer coisa que minha mãe sentia procurava o Dr. Teles”.

O projeto de lei será elaborado pela Procuradoria Geral do Estado (PGE). Após assinatura, o governador encaminhará para a Assembleia Legislativa do Amapá (Alap) para aprovação.

Fique por dentro das notícias do Governo do Amapá no ==> Instagram e Facebook.
Tá no ZAP ==> Entre no grupo de WhatsApp e receba notícias em primeira mão aqui!