Agência de Notícias do Amapá
portal.ap.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
LOCALIDADES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A
DESENVOLVIMENTO RURAL

Ueap realiza seminário e feira focados na biodiversidade e agropecuária da Região dos Lagos

I Seminário e Feira da Agrosociobiodiversidade reuniu produtores, estudantes e instituições ligadas ao setor agropecuário da região.

Por Luan Rodrigues
01/02/2025 11h00
I Seminário e Feira da Agrosociobiodiversidade é organizado pelo curso de Engenharia Agronômica da Ueap

A Universidade do Estado do Amapá realizou nos dias 30 e 31 de janeiro, o I Seminário e Feira da Agrosociobiodiversidade. O evento teve como objetivo fomentar a agricultura focada na sustentabilidade dentro do município de Amapá e Região dos Lagos, com palestras, oficinas e exposição dos produtos de agricultores rurais locais e apresentação de estandes de órgãos locais voltados à área.

No primeiro dia, focado nas palestras, foram realizadas apresentações no campus Território dos Lagos abordando temas voltados ao desenvolvimento das atividades dos agricultores, como a captação de créditos rurais, economia de recursos naturais e até a produção de biojoias a partir de resíduos dos produtores.

“Este evento é de extrema importância para a nossa universidade, pois a aproxima da sociedade, buscando sempre alternativas sustentáveis para o desenvolvimento socioeconômico do estado e, nesse caso, mais ainda de Amapá e dos municípios vizinhos”, declarou a pró-reitora de Pesquisa e Pós-graduação, Monize Martins.

Seminário no campus Território dos Lagos

Estiveram presentes no seminário diversos representantes de órgãos que prestaram apoio ao longo do evento, como a prefeita de Amapá, Kelly Lobato, o secretário de Estado do Desenvolvimento Rural (SDR), Rafael Martins, membros da Agência de Defesa e Inspeção Agropecuária do Estado do Amapá (Diagro) e do Instituto de Extensão, Assistência e Desenvolvimento Rural (Rurap).

“Hoje, nós temos como fazer essa parte da economia girar, mas preservando o meio ambiente. Assim, por meio das palestras e demais atividades, esperamos alinhar as ideias, para que os alunos entendam e depois já saiam daqui, podendo colocar isso em prática”, explicou o secretário Rafael Martins.

A programação também possibilitou aos estudantes do curso de Engenharia Agronômica terem acesso, na prática, ao que vem sendo aprendido em sala de aula, e também estreitarem seus contatos com instituições e profissionais da agricultura na região. A estudante Eliene Silva tem grandes expectativas para os resultados que podem ser gerados por essas relações estabelecidas. 

Eliene Silva

“Esse evento, para nós, trouxe uma inovação no que a gente vai unir aqui todos os setores, nós trouxemos aqui o setor público, o terceiro setor e os acadêmicos, então essa interligação com esses setores para nós é muito importante e pode gerar muitos frutos para o futuro”, revelou a representante do centro acadêmico do campus Território dos Lagos.

Feira de produtos

No segundo e último dia de evento, foi realizada uma feira com exposições de produtos de artesãos, produtores rurais, estudantes da Ueap e instituições ligadas a agricultura como Diagro e Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar), os estandes estavam presentes na quadra da Paróquia Divino Espírito Santo, em Amapá.

Professora Alana Soares

“Não só a feira, mas o evento como um todo, tem como objetivo apresentar a biodiversidade local e o potencial dos municípios do Território dos Lagos, bem como os municípios de Tartarugalzinho, Amapá e Calçoene, trazendo esses trabalhadores para cá e também mostrando pesquisas dos nossos alunos” relatou a coordenadora do evento e do curso de Engenharia Agronômica da Ueap, Alana Soares.

Fique por dentro das notícias do Governo do Amapá no ==> Instagram e Facebook.
Tá no ZAP ==> Entre no grupo de WhatsApp e receba notícias em primeira mão aqui!