Governo do Amapá mantém Sala de Vacina no Hospital da Criança e do Adolescente e garante imunização de pacientes
Equipe rastreia quais imunizantes não foram aplicados para ampliar a cobertura de crianças internadas ou em observação, acompanhantes e profissionais de saúde da unidade.
Ao monitorar doenças que poderiam ser prevenidas e que levam aos atendimentos no Hospital da Criança e do Adolescente (HCA), em Macapá, a unidade também observa a atualização do cartão de vacina dos pacientes. Por isso, mantém uma Sala de Vacina que rastreia quais imunizantes não foram aplicados para ampliar a cobertura.
O trabalho de busca ativa dos profissionais é direcionado às crianças internadas ou em observação no Pronto Atendimento Infantil (PAI), especialmente cardiopatas, diabéticos, pacientes com doenças neurológicas e crônicas, além de acompanhantes e trabalhadores da saúde. O objetivo é conscientizar e garantir a proteção dos pequenos contra doenças que podem ser combatidas com vacina, a exemplo da Influenza e Covid-19.
A responsável técnica pela sala no HCA, enfermeira Francisca de Aguiar, detalhou que os pais vem deixando de lado alguns imunizantes ou não concluem o esquema vacinal, principalmente os relacionados à doenças respiratórias, a principal demanda do hospital.
“A sala funciona desde 2021. Aqui conseguimos atender crianças de áreas de difícil acesso, que não conseguem manter a caderneta em dia, além de pacientes que estão internados em longa permanência dentro do hospital e acabam ficando com o cartão desatualizado. Nossa maior procura é por atendimentos relacionados a doenças respiratórias", detalhou Francisca.
A Sala de Vacina do HCA promove ações permanentes e chamados para a conscientização da importância de se proteger por meio da vacina. As equipes atuam em conjunto com os médicos pediatras, que indicam se o paciente pode ou não atualizar naquele momento, o cartão de vacina.
“As crianças estão dentro de um ambiente hospitalar passando por procedimentos, recebendo medicações, e por isso é necessária a autorização médica para liberar a dose da vacina que deve ser atualizada de acordo com a pendência", pontuou a enfermeira.
Alessandra do Nascimento estava com a filha, de 1 ano de idade, recebendo atendimento no HCA. Defensora da vacinação para prevenir diversas doenças, ela ressaltou a importância do compromisso dos pais em levar as crianças para imunizar e completar todas as doses.
"Minha filha está com sintomas de febre, diarreia e vômito. Ela foi bem atendida e medicada no hospital. Nós temos a responsabilidade de trazer nossos filhos para vacinar, porque atualmente têm muitos casos de viroses e doenças, por isso é bom trazer sua criança para imunizar”, reforçou a mãe.
Fique por dentro das notícias do Governo do Amapá no ==> Instagram e Facebook.
Tá no ZAP ==> Entre no grupo de WhatsApp e receba notícias em primeira mão aqui!