Agência de Notícias do Amapá
portal.ap.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
LOCALIDADES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A
CONGRESSO NACIONAL

'A vitória do senador Davi é também vitória do Amapá’, celebra governador Clécio Luís na eleição para a presidência do Senado Federal

Em Brasília, Clécio Luís evidenciou o perfil de mediador de Alcolumbre como principal conquista para o Congresso.

Por Fabiana Figueiredo
02/02/2025 09h00
Senador Davi Alcolumbre venceu a eleição para a presidência do Congresso Nacional com 73 votos entre 81 parlamentares

A eleição do senador Davi Alcolumbre (União Brasil-AP) como novo presidente do Senado Federal foi celebrada como conquista do Amapá pelo governador Clécio Luís. A votação com expressiva adesão à campanha do amapaense ocorreu neste sábado, 1º de fevereiro, em Brasília (DF). 

“O Davi retorna à presidência do Senado com a missão de construir pontes, de pacificar e mediar, entre os senadores e os demais poderes, de fazer o Brasil andar para frente. Para nós, amapaenses, é um momento marcante e histórico. A vitória do senador Davi é também vitória do Amapá, porque ele se propõe a construir consensos em torno do desenvolvimento da Amazônia e do Brasil”, ressaltou Clécio Luís.

Governador Clécio Luís acompanhou vitória do senador Davi Alcolumbre para a presidência do Senado Federal

O governador evidenciou ainda a experiência do senador Davi como alguém capaz de construir pontes entre os diferentes para construir um futuro mais promissor, de dignidade e segurança para o Brasil.

Clécio Luís ressaltou conquista como uma vitória amapaense

“Acompanhamos uma das maiores votações do Senado. Isso se deve ao perfil mediador do Davi, uma pessoa que encontra soluções em meio a dificuldades e diferenças. Davi sempre soube que a grandeza não está no cargo, mas na missão de transformar realidades. Em todo lugar do Amapá tem Davi, das estradas que encurtam distâncias, aos eventos turísticos que mostram o Amapá para o mundo”, comentou o governador. 

Votação

Para presidir o Senado pelo biênio 2025-2026, o senador Davi Alcolumbre recebeu 73 votos entre os 81 senadores, como Randolfe Rodrigues, líder do Governo Federal no Congresso, e Lucas Barreto, que compõem a bancada amapaense.

A votação mostrou ao país o apoio à maturidade do político do Amapá para conduzir esta nova fase do Senado Federal, por uma democracia forte, com um parlamento livre, autônomo e independente.

Senador Davi presidirá o Congresso pelo biênio 2025-2026

“Nesta presidência seremos uma Casa de iguais, onde cada senadora e senador terá voz e espaço, independentemente de sua ideologia ou orientação política. Nosso objetivo é construir um Brasil que orgulhe as futuras gerações. O meu estado do Amapá representa tanto as oportunidades quanto os dilemas que marcam o paradoxo do Brasil: de um lado, uma riqueza natural extraordinária e um povo acolhedor, e do outro, os desafios econômicos e sociais. Meu compromisso com o Amapá é, portanto, também um compromisso com cada estado do Brasil, de encurtar distâncias, reduzir desigualdades e superar as diferenças. Esta é a minha missão. Vamos fazer o que é certo para o Brasil”, declarou o novo presidente do Senado.

Disputaram a presidência com Davi Alcolumbre os senadores Astronauta Marcos Pontes (PL-SP) e Eduardo Girão (Novo-CE). Marcos do Val (Podemos-ES) chegou a discursar, mas anunciou a desistência da candidatura. A senadora Soraya Thronicke (Podemos-MS) também retirou a candidatura durante o discurso.

É a segunda vez que Davi preside o Senado. Entre 2019 e 2021, ele conduziu os trabalhos da Casa na pandemia de Covid-19 e na aprovação de reformas importantes, como a do Marco Legal do Saneamento Básico, da Previdência, da Lei de Licitações e da Lei de Recuperação Judicial e Falências, assim como do Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica e de Valorização dos Profissionais da Educação (Fundeb) como permanente e da autonomia do Banco Central.

É a segunda vez que o parlamentar amapaense preside o Senado Federal

Fique por dentro das notícias do Governo do Amapá no ==> Instagram e Facebook.
Tá no ZAP ==> Entre no grupo de WhatsApp e receba notícias em primeira mão aqui!