Agência de Notícias do Amapá
portal.ap.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
LOCALIDADES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A
DEFESA SOCIAL

Governo do Amapá reforça Segurança Pública com entrega de equipamentos táticos de menor potencial ofensivo

Materiais para conter ou incapacitar temporariamente pessoas serão utilizados pelas forças de defesa como polícias Civil, Militar e Grupo Tático Aéreo (GTA).

Por Marcelle Corrêa
03/02/2025 15h20
Materiais foram entregues na sede da Sejusp, nesta segunda-feira, 3

Seguindo a política da gestão de fortalecer, com novos e modernos equipamentos, a defesa do cidadão, o Governo do Amapá entregou nesta segunda-feira , 3, instrumentos de menor potencial ofensivo para Secretaria de Estado de Justiça e Segurança Pública (Sejusp). Os materiais vão reforçar, de imediato, as ações das polícias Civil, Militar e Grupo Tático Aéreo (GTA).

Esta é a segunda entrega desta natureza. As forças de segurança já receberam na primeira cessão, munições de impacto controlado (bala de borracha) e granadas de efeito moral. Desta vez, 900 espargidores de gás lacrimogêneo e 1.350 granadas com agente químico "pimenta" foram entregues.

Equipamentos ajudarão agentes de segurança em abordagens menos complexas

Em ações operacionais, o objetivo dos instrumentos de menor potencial ofensivo é possibilitar ao policial o uso progressivo da força, minimizando lesões e preservando vidas, em atendimentos de ocorrências de menor complexidade, onde não envolvam a necessidade do uso, no mesmo instante, de armas letais.

Os equipamentos são projetados, especificamente, para uma baixa probabilidade de causar mortes ou lesões permanentes, conter, debilitar ou incapacitar temporariamente pessoas. Os recursos utilizados para a aquisição dos equipamentos são do Fundo Estadual de Segurança Pública (Funsep), ordenados pelo Governo do Estado e determinados pela Sejusp.

Secretário de Estado de Justiça e Segurança Pública, José Neto o investimento de R$ 1,2 milhão nos equipamentos

"Este é um investimento de pouco mais de R$ 1,2 milhão para equipar a Segurança Pública. Esses instrumentos serão usados em momentos que não há necessidade imediata da força letal e no atendimento de menor complexidade, um exemplo, perturbação do sossego, o agente terá condições e equipamentos para fazer o primeiro enfrentamento. Essa é uma política do Ministério da Justiça que rege a capacitação de nossas equipes para que, nem sempre se faça o uso de armas de fogo", explicou José Neto, secretário de Segurança Pública.

Uma das forças de segurança que recebeu os materiais foi o GTA, que também atua com viaturas operacionais em solo. Os equipamentos de menor potencial ofensivo irão ajudar em abordagens e na defesa do agente público, que poderá imobilizar mais rapidamente um possível criminoso. 

Capitão Waldecy Teles, do GTA, reforça a importância dos equipamentos para as ações policiais no estado

"A utilização desses componentes, com equipes devidamente especializadas, em determinada missão traz mais segurança ao agente público e aos envolvidos. Temos equipes terrestres que utilizam viaturas para compor, por exemplo, a Operação Protetor. Esse reforço soma na prestação do melhor serviço para a sociedade, e isso é bom para o Estado e para a segurança pública", frisou o capitão Waldecy Teles, agente do GTA.

 

Fique por dentro das notícias do Governo do Amapá no ==> Instagram e Facebook.
Tá no ZAP ==> Entre no grupo de WhatsApp e receba notícias em primeira mão aqui!