Agência de Notícias do Amapá
portal.ap.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
LOCALIDADES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A
ARTE URBANA

Macapá 267 anos: Governo do Estado e coletivo artístico homenageiam município com intervenção urbana na orla

Com representatividade aos trabalhadores e ao padroeiro da capital, São José, uma parede virou tela para a expressão dos artistas.

Por Ana Anspach
04/02/2025 08h00
Muro na orla do bairro Araxá virou tela para que os artistas expressem simbolismos da capital

Macapá amanhece mais bela com a arte criada e pintada pelos cinco integrantes do Coletivo Santa Lata Crew, no muro da orla do bairro Araxá. Incentivada pelo Governo do Estado e com o tema “Cidade é a gente que faz”, a intervenção artística comemora o aniversário de 267 anos de fundação da capital. 

Com paisagem que une o padroeiro São José com a representatividade de trabalhadores que contribuem para o seu desenvolvimento, a obra alia criatividade e as cores com elementos que permitem que a comunidade se identifique com a pintura, segundo Kash, escritor de grafite, de 37 anos.

Kash, escritor de grafite, de 37 anos

“A sensação de transformar um espaço é incomparável, especialmente numa ocasião especial como o aniversário de Macapá. Um painel que interfere na paisagem da cidade, transmitindo a forma de vida de um povo tem o poder de conectar as pessoas. Isso foi possível devido ao apoio do Governo do Estado, que valorizou nosso trabalho e possibilitou que iniciássemos no cenário urbano”, destacou Kash.

A comemoração do aniversário do município é uma tradição tanto para os moradores, quanto para visitantes de outras localidades e a expectativa é que muitas pessoas apreciem o painel, já que está localizado em um dos locais mais frequentados em datas comemorativas.   

Desenhos são preparados previamente antes de serem reproduzidos nos murais

Sobre o Coletivo Santa Lata Crew

Formado pelos artistas que fazem arte urbana, há cerca de dois anos, o coletivo de grafite reúne Kash; Liber, que trabalha há 7 anos com esse tipo de expressão artística; Edricy, que atua há 19 anos na área; Moka, que está no segmento há 13 anos e Nov9ink, com um trabalho de 3 anos. Eles aproveitam espaços públicos e criam uma linguagem intencional para interferir na cidade, transmitindo diferentes ideias.

Coletivo Santa Lata Crew

Fique por dentro das notícias do Governo do Amapá no ==> Instagram e Facebook.
Tá no ZAP ==> Entre no grupo de WhatsApp e receba notícias em primeira mão aqui!

ÁREA: Cultura