Agência de Notícias do Amapá
portal.ap.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
LOCALIDADES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A
CARNAVAL 2025

Alegria e emoção marcam as apresentações das escolas do Grupo de Acesso no Festival de Samba Enredo e Bateria, em Macapá

Nesta segunda-feira, 3, quatro escolas de samba foram as primeiras a se apresentar, no Sambódromo.

Por Bianck Bastos
04/02/2025 09h15
Evento aconteceu na segunda-feira, 3, no sambódromo de Macapá. As 5 primeiras apresentações animaram o público

Os sons ritmados das baterias animaram o público que foi até o Sambódromo de Macapá para curtir o Festival de Samba Enredo e Bateria, na segunda-feira, 3. As escolas de samba do Grupo de Acesso abriram a programação realizada pela Liga Independente das Escolas de Samba do Amapá (Liesap), com incentivo do Governo do Estado.

📸 Escolas dos grupos de Acesso e Especial encantam Festival de Samba de Enredo e Bateria, no Sambódromo de Macapá

A Embaixada do Samba, Emissários da Cegonha, Solidariedade e Unidos do Buritizal levaram ao palco alegria, arte, emoção e o brilho carnavalesco. As baterias também tiveram destaque, agitando os foliões, com três minutos para apresentar suas performances em busca do Estandarte Mestre Monteiro de melhor bateria de 2025. 

Embaixada do Samba

A primeira apresentação foi do grupo Embaixada do Samba, do bairro Perpétuo Socorro e Cidade Nova, de Macapá, com o tema de enredo “A Vida é Uma Feira”. O nome foi escolhido para retratar o papel dos feirantes de todos os segmentos do Amapá, evidenciando a influência positiva desses trabalhadores no cotidiano dos amapaenses em relação ao consumo.

Emissários da Cegonha

Em seguida, a Emissários da Cegonha se apresentou com tema enredo “Senhor de Si”,  uma narrativa que celebra o protagonismo individual, a superação de desafios e a determinação de construir a própria história.

Presidente da "Emissários da Cegonha", Marquinho Nobre

“Nos apresentamos com felicidade, o carnaval é uma cadeia que movimenta toda economia e o Governo do Estado tem apresentado um papel importante no apoio desta grande festa cultural. São 40 anos de história, e viemos fazer uma grande homenagem às três pessoas que foram precursoras de tudo isso aqui, para que a gente pudesse fazer um grande espetáculo. Lá no começo estavam Nilton Cardoso, Luiz Amanajás e nosso querido Dunga”, relembrou o presidente Marquinho Nobre.

Solidariedade

Outro grupo que agitou a multidão foi o Solidariedade, com o tema “Do Universo de Olorum, Rei Oxaguiã - o Senhor da Renovação Constante”. A Associação Recreativa Império de Samba Solidariedade levou para o público uma narrativa rica em simbolismos, resistência e religiosidade afro, marcada por cores, ritmos e a energia vibrante da comunidade.

Unidos do Buritizal

Retratando parte da história do jeito tucuju, a escola de samba Unidos do Buritizal trouxe a temática “Sou caboclo ribeirinho, de corpo, alma e verdade. Sou Macapaba, eis a minha identidade”. Os artistas destacaram as influências indígenas, dos negros, dos nordestinos que ajudaram a moldar o jeito do caboclo ribeirinho de ser. Para contextualizar, o grupo iniciou com a música regional “Vida Boa” do artista amapaense Zé Miguel. 

Carnaval 2025

O Governo do Amapá repassou R$ 7,5 milhões para fomentar o Desfile das Escolas de Samba no Carnaval 2025, reforçando o compromisso com a valorização da cultura popular e o fortalecimento das tradições carnavalescas. O investimento, fruto de emenda articulada pelo senador Davi Alcolumbre, foi destinado à Liga Independente das Escolas de Samba do Amapá (Liesap), que distribuiu o recurso para as 10 agremiações, divididas nos Grupos Especial e de Acesso.

Fique por dentro das notícias do Governo do Amapá no ==> Instagram e Facebook.
Tá no ZAP ==> Entre no grupo de WhatsApp e receba notícias em primeira mão aqui!