‘Satisfação imensa em participar’, diz presidente de agremiação sobre Festival de Samba de Enredo e Bateria
Marcinho Sulplier, de 43 anos, evidenciou a importância de trazer um enredo que representa a cultura de um povo e a regionalidade.
Durante o Festival de Samba de Enredo e Bateria, incentivado pelo Governo do Amapá, dez agremiações apresentaram suas temáticas ricas e diversificadas para o Carnaval 2025. O ritmo contagiante animou os sambistas no Sambódromo de Macapá, na segunda-feira, 3.
Com o tema enredo “Sou caboclo ribeirinho, de corpo, alma e verdade. Sou Macapaba, eis a minha identidade”, a escola Unidos do Buritizal apresentou regionalidade, representatividade, emoção e alegria aos presentes. O presidente, Marcinho Sulplier, de 43 anos, destacou a importância do evento para o fortalecimento do segmento carnavalesco.
“Foi uma satisfação imensa poder participar de mais uma edição do samba, mostramos nossa arte e todo nosso trabalho regional. Trouxemos a importância da história dos ribeirinhos porque levamos a cultura para o nosso povo do Amapá em especial a nossa comunidade Sangue Azul. É uma forma de preservar a vivência e os costumes da nossa população Amazônida”, explicou o presidente.
O momento também foi palco de gratidão para muitos artistas que se dedicaram aos ensaios e o compromisso de entregar uma apresentação rica na arte cultural carnavalesca. Para Débora Silveira, de 36 anos, rainha de bateria há 4 anos da Escola Embaixada do Samba, a apresentação foi significativa.
“Foi um momento único, de gratidão por mais uma vez poder participar na minha banda. A gente tem muito esforço e muita dedicação para mostrar nosso trabalho com excelência ao público que vem nos assistir. Então, a minha expectativa para o grande dia dos desfiles do carnaval é muito grande”, frisou Débora.
Carnaval 2025
O Governo do Amapá repassou R$ 7,5 milhões para fomentar o Desfile das Escolas de Samba no Carnaval 2025, reforçando o compromisso com a valorização da cultura popular e o fortalecimento das tradições carnavalescas. O investimento, fruto de emenda articulada pelo senador Davi Alcolumbre, foi destinado à Liga Independente das Escolas de Samba do Amapá (Liesap), que distribuiu o recurso para as 10 agremiações, divididas nos Grupos Especial e de Acesso.
Fique por dentro das notícias do Governo do Amapá no ==> Instagram e Facebook.
Tá no ZAP ==> Entre no grupo de WhatsApp e receba notícias em primeira mão aqui!