Agência de Notícias do Amapá
portal.ap.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
LOCALIDADES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A
INFRAESTRUTURA

Com preservação do patrimônio histórico e cultural, Governo do Amapá avança nas obras do ‘Parque Residência’, em Macapá

As frentes de trabalho atuam na colocação das telhas metálicas em formato colonial, mantendo os traços da arquitetura original.

Por Cristiane Nascimento
Colaboração: Jhon Martins
06/02/2025 08h00
Na etapa atual as frentes de trabalho atuam na colocação gradativa das telhas metálicas em formato colonial

Cumprindo as normas de preservação do Instituto do Patrimônio Histórico e Cultural (Iphan), o Governo do Amapá avança nas obras do “Parque Residência”, no Centro de Macapá. Na etapa atual, as frentes de trabalho atuam na colocação gradativa das telhas metálicas em formato colonial, mantendo os traços arquitetônicos da antiga estrutura.

O projeto, lançado em agosto de 2024 pelo governador Clécio Luís, vai transformar a Casa Oficial do Executivo Estadual no mais novo e moderno ponto turístico da capital. Após a finalização de diferentes serviços, como reestruturação de áreas que serão mantidas e retirada de partes comprometidas pelo tempo, os trabalhos se concentram na finalização da cobertura que já está, aproximadamente, 90% executada.

As intervenções ocorrem nas partes em alvenaria em geral nos diferentes espaços que integram a edificação

As equipes atuam, ainda, na instalação dos caixilhos para receber as portas e janelas, além das partes em alvenaria em geral nos diferentes espaços que integram a edificação. Os serviços também se estendem à rede elétrica e ao forro, que está sendo refeito em madeira de lei.

A obra é coordenada pela Secretaria de Estado da Infraestrutura (Seinf) e segue um cronograma contínuo, desenvolvido com foco na preservação das características originais do lugar que será também um ponto de resgate cultural, principalmente a partir de achados raros que remetem aos primeiros anos de ocupação do território amapaense.

As equipes também atuam na instalação dos caixilhos para receber as portas e janelas

“Todas as nossas atividades são realizadas para que a gente entregue o novo lugar preservando as características culturais e históricas impregnadas nele, de acordo com o projeto original apresentado. Nossas atividades são desenvolvidas com muita cautela, dentro das normas do Iphan para que a gente não fuja da proposta de garantir para a sociedade um novo ponto turístico, mas que também continue a ser símbolo da história amapaense”, destacou o secretário de Estado da Infraestrutura, David Covre.

Cumprindo as normas de preservação do Iphan um grupo de estudos contratados pelo Governo do Estado realiza estudo no local para identificação de evidências de vestígios arqueológicos, reflexo da ocupação histórica da antiga Vila de Macapá. Os achados são raridades como moedas, cachimbos holandeses, louças europeias, cerâmicas. Essa materialidade desafia as narrativas oficiais e revela Macapá como um espaço de encontros, conflitos e ressignificações contínuas.

Equipes atuam no forro, que está sendo refeito em madeira de lei

Fique por dentro das notícias do Governo do Amapá no ==> Instagram e Facebook.
Tá no ZAP ==> Entre no grupo de WhatsApp e receba notícias em primeira mão aqui!