Agência de Notícias do Amapá
portal.ap.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
LOCALIDADES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A
FOLIA E ALEGRIA

‘Estou tendo aulas particulares para aprimorar o samba no pé’, diz passista em preparação para o desfile no Carnaval 2025

A designer de unhas, Joyce Muniz, de 35 anos, é integrante de Boêmios do Laguinho, que se apresenta no dia 1º de março, no Sambódromo de Macapá.

Por Ana Anspach
06/02/2025 14h00
A passista, que está se preparando há um ano para fazer bonito na avenida, vai desfilar pelo segundo ano no Sambódromo

Antes dos blocos e das escolas de samba desfilarem, profissionais estão trabalhando para, além de contribuir com o carnaval, melhorar a performance na avenida durante o Carnaval do Meio do Mundo no Amapá. O festejo cultural gera emprego e renda temporário para professores de dança, costureiras, aderecistas e maquiadores, entre outros, movimentando a economia de Macapá e Santana.

A designer de unhas, Joyce Muniz, passista de Boêmios do Laguinho, é uma dessas pessoas que aproveita o período carnavalesco para fortalecer a renda e gerar oportunidades para outros profissionais. Ela está se preparando há um ano para fazer bonito no Sambódromo de Macapá durante os desfiles promovidos pela Liga Independente das Escolas de Samba do Amapá (Liesap) com investimento do Governo do Estado e do senador Davi Alcolumbre.

Joyce Muniz é passista de Boêmios do Laguinho

“Nosso papel é contagiar o público com vibração, graça e excelente desempenho. Há um ano, para aprimorar os passos, estou fazendo aulas de samba com um professor particular, pois vou desfilar como passista. Será o segundo ano consecutivo na avenida, mas é a primeira vez que defendo a escola do meu coração, do Grupo Especial, Boêmios do Laguinho", relatou.

A cadência dos pés de Joyce segue o enredo “Elogio da Loucura”, da escola que foi uma das campeãs do Festival de Samba de Enredo e Bateria. Os pés e quadris da passista revelam que não se trata de um dom, mas sim de um trabalho constante, aliado ao aprendizado incansável com profissionais da área, como da dança, para garantir uma boa performance.

Especialistas em desenvolver passos de samba apontam que uma passista depende de aprendizado e dedicação. Além disso, o tempo investido para aperfeiçoar a dança é primordial para os praticantes e profissionais. 

Carnaval 2025

O Governo do Amapá repassou R$ 7,5 milhões para fomentar o Desfile das Escolas de Samba no Carnaval 2025, reforçando o compromisso com a valorização da cultura popular e o fortalecimento das tradições carnavalescas. O investimento, fruto de emenda articulada pelo senador Davi Alcolumbre, foi destinado à Liga Independente das Escolas de Samba do Amapá (Liesap), que distribuiu o recurso para as 10 agremiações, divididas nos Grupos Especial e de Acesso.

Fique por dentro das notícias do Governo do Amapá no ==> Instagram e Facebook.
Tá no ZAP ==> Entre no grupo de WhatsApp e receba notícias em primeira mão aqui!

ÁREA: Cultura