Agência de Notícias do Amapá
portal.ap.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
LOCALIDADES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A

Caesa reduz índices de perda de água em Macapá

Entre 2010 e 2013 a perda de faturamento variou entre 73 a 75,9%, segundo a SNIS

Por Redação
18/03/2016 22h07
Nos últimos anos, Macapá tem diminuído as perdas de faturamento de água, segundo dados do Sistema Nacional de Informações sobre Saneamento (SNIS) do Ministério das Cidades, divulgados pelo Instituto Trata Brasil.

Os avanços se devem à nova metodologia de cálculo adotada pela Companhia de Água e Esgoto do Amapá (Caesa) para obtenção dos volumes distribuídos de água. “Segundo o SNIS, de 2010 a 2013, Macapá teve uma variação de perda de faturamento entre 73 a 75,9%”, explicou Carlos Filho, Chefe do Núcleo de Planejamento da Caesa.

O Instituto Trata Brasil é uma organização que divulga dados relativos ao saneamento. Na última pesquisa do Ranking do Saneamento, divulgada esta semana, foi publicado o índice de perda de faturamento de água da capital amapaense com base em dados de 2015 foi de 67,32%. “Analisamos uma série de variáveis, refizemos cálculos e, desta forma, enviamos informações mais próximas a realidade, visto não existir macromedidores para aferir instantaneamente os volumes de água relativos à distribuição de água em Macapá”, explicou Carlos.

Segundo o chefe da Nuplan, dois projetos irão contribuir substancialmente para a redução desta perda: a implantação de hidrômetros e atualização cadastral dos consumidores. “Estamos trabalhando, junto a Caixa Econômica Federal e o Governo do Estado, na liberação de recursos para darmos início a implantação de 30 mil hidrômetros e 14 macromedidores. Paralelo a esses projetos, a Caesa iniciará a atualização cadastral dos consumidores, objetivando com isso um aumento no volume faturado, o que contribuirá para uma redução significativa nas perdas de faturamento”, adiantou Carlos Filho.

Ele complementou dizendo que com a execução dos projetos, a Companhia poderá dobrar a receita atual da estatal, possibilitando mais investimentos para a melhoria e ampliação dos sistemas de água e esgoto para a população do município de Macapá.

Fique por dentro das notícias do Governo do Amapá no ==> Instagram e Facebook.
Tá no ZAP ==> Entre no grupo de WhatsApp e receba notícias em primeira mão aqui!