‘Sensação de segurança permanente para aprender e ensinar’, diz governador Clécio Luís ao lançar projeto ‘Escola Segura’
Iniciativa vai atender 101 escolas em Macapá e Santana, inicialmente, com rondas policiais, palestras educativas, além da implementação do Botão de Alerta para situações graves.
Durante o lançamento do projeto “Escola Segura”, nesta segunda-feira, 10, o governador do Amapá, Clécio Luís, destacou que a iniciativa fortalece o desenvolvimento educacional e social ao garantir um ambiente escolar mais seguro. A iniciativa inclui rondas permanentes, inicialmente em 101 escolas estaduais de Macapá e Santana, e a implementação do Botão de Alerta para ocorrências graves.
"Serão cinco batalhões, 11 viaturas, 41 policiais atuando em escolas mapeadas, garantindo uma presença constante. A proximidade com a comunidade escolar fortalece a segurança e a tranquilidade no ambiente de ensino. Afinal, uma escola segura não depende apenas da polícia, mas também de um trabalho contínuo na educação", destacou o governador Clécio Luís.
O projeto integra o programa “Saúde e Combate à Violência nas Escolas”, do Governo do Amapá, que também incluirá consultas psicológicas gratuitas aos estudantes, campanhas educativas e rodas de conversa com a comunidade escolar como forma de manter os índices de paz e não violência no estado, que tem registrado recordes na redução da violência desde outubro de 2023.
“Nós contamos com a Polícia Civil, que realizará um trabalho educativo e informativo nas escolas por meio de palestras. A instituição estará presente quantas vezes for necessário para promover a formação humanitária, reforçando a cultura da paz e orientando sobre como agir em caso de violência”, enfatizou o governador.
A grande novidade é a implementação de um Botão de Alerta em cada escola, que ao ser acionado, enviará um sinal ao Centro Integrado de Operações de Defesa Social (Ciodes) para o encaminhamento de uma viatura para a unidade. Serão atendidas as ocorrências graves e gravíssimas, que põem em risco a saúde da comunidade.
A notícia foi muito bem recebida pela professora Silvia Chucre, da Escola Nelita Rocha Brito Dias, localizada no Bairro Congós, Zona Sul de Macapá. Para ela, o conjunto de iniciativas trará mais conforto para todos que estudam e trabalham na unidade, que já foi alvo de assaltos, tanto contra servidores quanto alunos.
“Vivemos em uma área periférica, onde realmente precisamos do apoio da segurança, pois somos vulneráveis. Os pais buscam uma escola que, além de oferecer qualidade de ensino, também garanta segurança para seus filhos. Tenho muita gratidão ao governador Clécio Luís por olhar para as escolas não só do ponto de vista pedagógico, mas também pela segurança”, afirmou a gestora escolar.
Escola Segura
O projeto Escola Segura integra o Programa Saúde e Combate à Violência nas Escolas do Governo do Amapá. A iniciativa é uma parceria das secretarias de Estado da Educação (Seed), Justiça e Segurança Pública (Sejusp), Comunicação (Secom), Ciência e Tecnologia (Setec) e da Polícia Militar do Amapá, em parceria com a empresa de software Proesc.
O investimento inicial do programa é de R$ 2,9 milhões, oriundos de recursos federais e do Fundo Estadual de Segurança Pública.
Fique por dentro das notícias do Governo do Amapá no ==> Instagram e Facebook.
Tá no ZAP ==> Entre no grupo de WhatsApp e receba notícias em primeira mão aqui!