Cirurgia para correção de 'língua presa' é oferecida de graça para bebês e crianças no Amapá
Governo do Estado disponibiliza atendimento no Centro de Especialidades Odontológicas (CEO); meta é alcançar 40 pacientes mensais em 2025.
É com uma equipe multiprofissional e empenhada que o Centro de Especialidades Odontológicas (CEO) do Governo do Amapá, oferece gratuitamente a frenectomia, que é o procedimento de corte do freio da língua. Em 2024, o serviço atendeu 170 crianças com anquiloglossia, doença conhecida como língua presa.
Com uma média de 14 cirurgias por mês no ano passado, em 2025, a meta é alcançar 40 pacientes mensais devido a alta demanda do CEO. A frenectomia é uma rápida cirurgia que consistem em um pequeno corte e remoção do frênulo, comumente chamado de "freio da língua", que limita os movimentos e pode dificultar a amamentação em recém-nascidos e a alimentação e dicção de crianças.
"Reorganizamos o fluxo para que um especialista, que fazia vários tipos de procedimentos odontológicos, possa se dedicar apenas às cirurgias de freio lingual. Assim, conseguiremos dá vazão aos pacientes em espera, realizando cerca de 10 cirurgias por semana, chegando as 40 mensais", explica o coordenador do CEO, George Araújo.
A odontopediatra do CEO, Izabella Góes, explica que a maioria dos pacientes são bebês a partir dos 28 dias de vida, encaminhados pelo Hospital da Mulher Mãe Luzia e Maternidade Bem Nascer. Antes disso, o procedimento é feito normalmente na própria maternidade. Ela pontuou como é feito todo o tratamento das crianças e a recuperação.
“Nós explicamos todo o procedimento aos pais ou responsáveis. Embora seja uma cirurgia, temos uma equipe totalmente treinada para realizá-la com segurança. Utilizamos anestesia para fazer o corte e avaliamos a necessidade ou não de levar pontos. A cicatrização é tranquila, geralmente pedimos para que a criança tome um sorvete e evite comida quente durante esse período", explica a odontopediatra.
Depois de 7 dias do procedimento, a criança é avaliada novamente e encaminhada diretamente para o atendimento de fonoaudiologia, onde segue com acompanhamento dentro do próprio centro.
O problema da língua presa pode ser diagnosticado em várias idades, desde a fase de recém-nascido com o teste da linguinha, até na idade adulta, no entanto, a identificação precoce reduz o comprometimento das funções do órgão. A odontopediatra ressalta os impactos que o problema pode ter na vida dos pacientes.
“Na introdução alimentar, a criança pode ter dificuldade de jogar o bolo alimentar de um lado para o outro enquanto mastiga, pode se tornar um respirador bucal. O quanto antes tratarmos isso, a criança vai ter maior qualidade de vida", alerta Izabella.
Linguinhas Soltas
O Governo do Amapá aposta na qualificação dos profissionais para ampliar o atendimento. Em 2024, foi desenvolvido o projeto "Linguinhas Soltas", voltado para cirurgiões dentistas do estado, com foco no diagnóstico e cirurgia da remoção do freio lingual em crianças.
A capacitação, coordenada pela Secretaria de Estado da Saúde (Sesa), reuniu profissionais de vários municípios e integra o cronograma de atividades do programa Mais Sorriso, que fortalece a assistência em saúde bucal na rede pública do estado.
Saiba como acessar o serviço
Em recém nascidos, a cirurgia de freio lingual é feita até os 28 dias na própria maternidade dos hospitais onde o bebê nasceu, caso não ocorra, o paciente é encaminhado para o CEO.
Para obter o atendimento especializado odontológico é necessário que o cidadão procure o centro apresentando o encaminhamento de uma Unidade Básica de Saúde (UBS), que pode ser de um clínico geral, odontopediatra, fonoaudiólogo ou dentista, mais o comprovante de residência, cartão do Sistema Único de Saúde (SUS) e carteira de identidade.
A unidade fica localizada na Avenida Duque de Caxias, no Centro de Macapá, entre as ruas Jovino Dinoá e Odilardo Silva, atrás do Hospital Alberto Lima (Hcal). E funciona de 8h às 17h, de segunda a sexta-feira, com atendimentos gratuitos pelo SUS.
Fique por dentro das notícias do Governo do Amapá no ==> Instagram e Facebook.
Tá no ZAP ==> Entre no grupo de WhatsApp e receba notícias em primeira mão aqui!