Governo do Estado promove encontro de gestores municipais de cultura do Amapá
O momento reuniu gestores municipais de cultura para discutir as ações culturais em cada cidade.

Macapá foi palco de um importante encontro entre gestores municipais de cultura no Palácio do Setentrião, no Centro, promovido pelo Governo do Amapá. O momento reuniu no último domingo, 9, secretários de cultura dos municípios do estado com a finalidade de discutir e planejar ações culturais que atendam às necessidades e realidades específicas de cada localidade.
Coordenado pela Secretaria de Estado da Cultura (Secult), a reunião contou com gestores das Secretarias de Povos Indígenas (Sepi) e Trabalho e Empreendedorismo (Sete), Fundação Marabaixo e do Conselho Estadual de Política Cultural. Durante o encontro, as autoridades enfatizaram a importância de um diálogo aberto e colaborativo, destacando que o objetivo central é ouvir as demandas dos municípios para acolher e apoiar iniciativas culturais.

“Nós acreditamos que cada município tem sua realidade e nosso compromisso é fortalecer a cultura em cada canto do estado, aproximando os secretários, conhecendo as demandas e dando as boas-vindas aos secretários que estão comandando as pastas em seus respectivos municípios e assim juntos, trabalhamos para o desenvolvimento cultural do estado”, destacou a secretária de Estado da Cultura, Clícia Vieira Di Miceli.
O Conselho Estadual e a Secretaria de Cultura percorreram 15 dos 16 municípios com a caravana “Gestão Cultural na Estrada” no último mês, com o intuito de implementar o CPF (Conselho, Plano, Fundo) da cultura, promover a Política Nacional Aldir Blanc e incentivar a participação dos fazedores de cultura de cada município, no Circuito das Artes.

“Esse encontro é um passo significativo na construção de uma política cultural mais inclusiva e diversificada e que valoriza as particularidades de cada comunidade, estivemos nos últimos dias conhecendo cada realidade nos municípios e ouvindo os fazedores de cultura, para falar não somente dos editais, mas para realmente estarmos mais próximos e ajudando no que for possível cada artista e fazedor de cultura do estado”, ressaltou o presidente do conselho estadual de política cultural Cirley Picanço.
No encontro, estiveram ainda os gestores Sônia Jean-Jacque (Sepi), Ezequias Costa (Sete) e Josilana Santos (Fundação Marabaixo). Com essa iniciativa, o objetivo é garantir que as ações culturais sejam integradas e atendam às demandas da população, promovendo o acesso e a valorização da diversidade cultural do estado.
Esse canal aberto entre os secretários e a gestão estadual, reafirma o compromisso do Governo do Amapá com a promoção e o fortalecimento das políticas públicas nos municípios.
Fique por dentro das notícias do Governo do Amapá no ==> Instagram e Facebook.
Siga o canal do Governo do Amapá no WhatsApp e receba notícias em primeira mão!