Governador Clécio Luís entrega Residencial Nelson dos Anjos para 282 famílias nesta quinta-feira, 13
Habitacional fica localizado no bairro Congós, Zona Sul de Macapá. Ação é somada com mais 1,5 mil moradias entregues em dois anos pela atual gestão.

Nesta quinta-feira, 13, a partir das 15h30, o governador do Amapá, Clécio Luís, entrega o Residencial Nelson dos Anjos para 282 famílias, no bairro Congós, Zona Sul de Macapá. Os apartamentos integram a política de habitação da atual gestão, que se compromete em garantir dignidade, qualidade de vida e bem-estar social à população amapaense.
A cerimônia da entrega oficial contará com a presença do presidente do Senado, Davi Alcolumbre, ministro da Integração e Desenvolvimento Regional, Waldez Goés, e o senador Randolfe Rodrigues. O local oferece um lar digno aos moradores das passarelas Raimundo Antônio Machado, Saúde Pimentel e Violeta Mont Alverne, que são áreas de ressaca do bairro Congós.

Pela manhã, o presidente da República, Lula da Silva, fará a entrega das chaves a algumas famílias, na Zona Norte da capital, onde anunciará a transferência de glebas federais remanescentes para o Amapá, além da entrega do título de domínio da “Área J” da União para o Estado, permitindo a regularização do bairro Parque Aeroportuário, com articulação dos senadores Randolfe Rodrigues e Davi Alcolumbre.
Os novos moradores do habitacional foram selecionados pelo Governo do Estado com base em critérios nacionais, priorizando famílias em situação de vulnerabilidade social que vivem numa área de preservação ambiental (APA) no próprio bairro Congós.
Para marcar o dia da inauguração, o Governo do Amapá também garante a presença do cantor paraense, Wanderley Andrade, para animar e comemorar junto ao público presente a concretização de mais uma vitória das políticas habitacionais.

Residencial Nelson dos Anjos
O conjunto habitacional é fruto da primeira etapa do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC), do Governo Federal, construído com recursos federais e também do Tesouro Estadual, com orçamento de R$ 33 milhões, articulados pelo senador Davi Alcolumbre.
O edifício receberá o nome do ex-boxeador Nelson dos Anjos, em homenagem ao esportista símbolo do boxe, que incentivou, dividiu e conquistou muitos sonhos com projetos sociais com moradores do bairro Congós.
Além dessa homenagem, o Centro Comunitário também receberá o nome da Elina Nunes Torres, moradora da passarela Violeta Mont Alverne. Chefe de família, ela dedicava-se a auxiliar pessoas em situação de vulnerabilidade social, com gestos e generosidade, acreditava na melhoria de sua vida e da comunidade através da construção das moradias dos empreendimentos do PAC-Congós.

Acessibilidade e infraestrutura
Para garantir maior acessibilidade, o Governo do Amapá estabeleceu que o 1º andar de cada prédio seja ocupado por pessoas idosas e Pessoas Com Deficiência (PCDs), onde foram instaladas adaptações para atender o referido público.
As unidades contam com 272 apartamentos e 10 casas. O habitacional terá ainda dois centros de convivência, quadra poliesportiva, três academias ao ar livre, espaço de entretenimento, biblioteca e um Plantão Social coordenado por equipes da Secretaria de Estado da Habitação (Seahb). Além disso, o edifício é assegurado com saneamento básico, rede de água, energia elétrica, pavimentação, paisagismo e mobilidade com acessibilidade.

Política de habitação
Em maio de 2024, o governador entregou o Residencial Vila dos Oliveiras, proporcionando dignidade para 512 famílias, e em 2023, com a conclusão das etapas 3 e 4 do Conjunto Miracema, cerca de mil pessoas foram beneficiadas. Quando prefeito, Clécio Luís foi o gestor que mais entregou moradias populares, com os habitacionais São José, Mestre Oscar Santos e Jardim Açucena, todas em Macapá.
Fique por dentro das notícias do Governo do Amapá no ==> Instagram e Facebook.
Tá no ZAP ==> Entre no grupo de WhatsApp e receba notícias em primeira mão aqui!