'Depois de três anos, terminou nosso sofrimento', diz mãe de paciente que teve alta 24h após cirurgia ortopédica no HE de Macapá
Rosiane Silva se surpreendeu com a agilidade e acolhimento do atendimento à filha Juliana, que sofria com um tumor benigno de cartilagem óssea.
![Crédito: Júnior Nery/Sesa](/midias/2025/medias/20250214221528-GC00029063-F00069675E.webp)
Ser atendido no Hospital de Emergência (HE), em Macapá, passar por consulta, em seguida cirurgia e receber alta em menos de 48 horas parecia uma realidade distante para os pacientes. Mas, nos últimos dois anos, a unidade segue um novo fluxo, resultado dos investimentos do Governo do Amapá em equipamentos, estrutura e mão de obra.
Um exemplo deste novo momento da saúde pública é a jovem Juliana Estela, de 16 anos. Ela nasceu com um tumor benigno de cartilagem óssea, chamado osteocondroma, que nos últimos três anos, provocou constantes quedas e dores intensas. Ao ser atendida no HE, na terça-feira, 11, ela finalmente encontrou o alívio ao fazer a cirurgia e receber alta na quarta, 12.
“Ela não conseguia mais andar e atividades como ir à escola foram interrompidas. Desde os 13 anos, minha filha praticamente não teve a vida que uma adolescente deveria ter. Após três anos de espera para resolver o problema, finalmente chegou ao fim nosso sofrimento, tanto meu quanto dela. Encontrei no HE a solução que precisávamos. Sou imensamente grata à equipe pelo acolhimento e cuidado", descreveu a mãe da jovem, Rosiane Silva.
![Crédito: Júnior Nery/Sesa](/midias/2025/pequenas/20250213232745-GC00029063-F00069671E.webp)
A agilidade e o acolhimento da equipe multiprofissional do hospital surpreendeu e trouxe conforto à Natália Marques, mãe do Diógenes Henrique, de 11 anos. O adolescente fraturou o úmero em duas partes, enquanto brincava com um colega na rua, na tarde de terça-feira, 11.
A primeira opção da mãe, foi levá-lo a uma Unidade Básica de Saúde (UBS) no bairro Buritizal. Constatado o osso quebrado, ele foi imediatamente encaminhado ao HE. Henrique deu entrada às 20h30, e na quarta-feira, 23, às 17h, obteve alta da ortopedia, menos de 24 horas depois.
"Chegamos à noite, e para minha surpresa, conseguiram operar meu filho imediatamente. A cirurgia foi um sucesso e agora é se recuperar em casa, com a família. Fiquei impressionada ao ver que Henrique passou menos de 24 horas internado. Para mim, isso representa um grande avanço, e sou imensamente grata por tudo o que fizeram por ele aqui no HE", celebrou Natália.
![Crédito: Divulgação/HE](/midias/2025/medias/20250214221538-GC00029063-F00069674E.webp)
Menos espera, altas mais rápidas
De acordo com Emanoel Martins, diretor do Hospital de Emergência, a diminuição do tempo de espera para os pacientes é resultado direto dos investimentos significativos na saúde, que é prioridade máxima da gestão do governador Clécio Luís.
Atualmente, o HE não apenas passou por reformas e ampliações, mas também conta com uma nova sala cirúrgica, totalizando agora quatro, e equipamentos de última geração, que garantem um tratamento mais ágil e seguro para os pacientes.
“Apesar da alta demanda, estamos conseguindo atender às cirurgias, não apenas as ortopédicas, mas também outras especialidades. Reestruturamos nosso fluxo de atendimentos e, atualmente, a maioria dos pacientes que entra no hospital recebe alta em até uma semana. Esse é um avanço significativo para nós, resultado do comprometimento da nossa equipe e do compromisso do Governo do Amapá em cuidar da saúde dos amapaenses”, pontuou o diretor.
![Crédito: Júnior Nery/Sesa](/midias/2025/pequenas/20250214221937-GC00029063-F00069673E.webp)
Para Isnard Júnior, coordenador do Centro Cirúrgico do HE e médico ortopedista, o sucesso das operações e a agilidade nos atendimentos são frutos de um planejamento estratégico e da devida atenção à saúde pública.
“Atualmente, dispomos de materiais cirúrgicos e novos equipamentos, o que proporciona essa celeridade nos atendimentos, também. Isso nos deixa muito felizes, e todo esse investimento se reflete em bons resultados, principalmente graças ao olhar sensível do governador Clécio Luís, que se empenha em garantir uma saúde de qualidade”, afirmou o especialista.
Fique por dentro das notícias do Governo do Amapá no ==> Instagram e Facebook.
Tá no ZAP ==> Entre no grupo de WhatsApp e receba notícias em primeira mão aqui!