Comunicado: O Governo do Amapá adota medidas emergenciais para reduzir impactos do rompimento de barreira de garimpo ilegal no Igarapé Água Preta
Entre as medidas, o abastecimento de água potável em Porto Grande será mantido de forma alternativa pela CSA; Ferreira Gomes recebe plano de contingência; e medidas de dissipação junto ao ONS.
![Crédito: Secom GEA](/midias/2025/medias/20250213115212-GC00029067-F00069721.webp)
O Governo do Amapá adota medidas emergenciais, dentro da força-tarefa constituída, para reduzir impactos do rompimento de barreira de garimpo ilegal no Igarapé Água Preta.
O Governo do Amapá informa que, diante do rompimento de uma barreira de garimpo ilegal na região do Igarapé Água Preta, no Cupixi, município de Porto Grande, está adotando todas as providências necessárias para minimizar os impactos ambientais e garantir o abastecimento de água potável para a população das áreas afetadas.
Medidas adotadas
- Porto Grande: Não haverá desabastecimento de água potável pela Concessionária CSA. A empresa adotou, de forma preventiva, a mudança do ponto de captação de água bruta para uma área sem influência da pluma de contaminação. Além disso, a qualidade da água está sendo monitorada de hora em hora e sua distribuição segue dentro dos padrões de potabilidade exigidos.
- Ferreira Gomes: Foi iniciado um plano de contingência, preventivamente, com o envio de carros-pipa para suprir a demanda de abastecimento, priorizando hospitais, creches, escolas e demais unidades essenciais, além do atendimento às residências. A Secretaria de Estado da Assistência Social também está enviando carregamentos de água mineral para atender à população.
- Ação junto ao Operador Nacional do Sistema Elétrico (ONS): O Governo do Estado já formalizou solicitação ao ONS para o aumento da defluência dos vertedouros das três usinas hidrelétricas do Rio Araguari — UHE Cachoeira Caldeirão, UHE Coaracy Nunes e UHE Ferreira Gomes — com o objetivo de acelerar a dissipação da pluma de contaminação. O pedido já está sob análise.
O Governo do Amapá segue monitorando a situação e adotando medidas para preservar a segurança hídrica e ambiental da população. Equipes técnicas estão em campo avaliando os impactos e garantindo que todas as ações emergenciais sejam executadas com a máxima eficiência.
Secretaria de Estado da Comunicação do Governo do Amapá
Macapá-AP
Fique por dentro das notícias do Governo do Amapá no ==> Instagram e Facebook.
Tá no ZAP ==> Entre no grupo de WhatsApp e receba notícias em primeira mão aqui!