Governo do Amapá instala unidade do Samu no Habitacional Macapaba e fortalece atendimento de urgência na Zona Norte de Macapá
A iniciativa beneficiará mais de 35 mil moradores, além das comunidades da região; base terá ambulância de suporte avançado com médico, enfermeiro, técnico e condutor.

Os moradores do Habitacional Macapaba, na Zona Norte de Macapá, vão receber do Governo do Amapá, na segunda-feira, 17, uma nova unidade de suporte avançado do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) estadual, que funcionará dentro do quartel do Corpo de Bombeiros. A iniciativa beneficiará mais de 35 mil moradores do residencial, além das comunidades do entorno.
O novo espaço terá uma ambulância de suporte avançado totalmente equipada e uma equipe especializada composta por médico, enfermeiro, técnico e condutor, garantindo agilidade e eficiência no atendimento de emergências graves. A iniciativa busca descentralizar o serviço, reduzindo o tempo de resposta e ampliando a capacidade de assistência na Zona Norte da cidade.

Para o diretor do Samu, Donato Farias, a descentralização torna o atendimento mais ágil, sobretudo, quando há uma unidade 24h voltada para a Zona Norte. A medida integra o compromisso do Governo do Amapá em garantir assistência em saúde em todo o estado.
“Essa descentralização é um passo fundamental para garantir um atendimento mais rápido e qualificado aos moradores da Zona Norte. Estamos comprometidos em fortalecer o cuidado à saúde e estreitar nossa integração com as forças de segurança pública", ressaltou Farias.

Avanços na urgência móvel
O Samu estadual vem ampliando os serviços e vai receber mais uma ambulância com tecnologia avançada, que dará segurança para os profissionais e para o transporte dos pacientes. O veículo foi doado pelo Ministério da Saúde.
A ambulância do tipo D, classificada como Unidade de Suporte Avançado (USA), é equipada com suporte intensivo para atender ocorrências de alta complexidade, como casos de traumas graves, infartos e acidente vascular cerebral (AVC).

Outra novidade em 2025, é a implantação do Serviço Aeromédico no estado, avanço que representa um marco no atendimento, de forma ágil e eficiente, das populações de regiões ribeirinhas e isoladas em situações de urgência e emergência. A iniciativa é resultado da integração das secretarias de Saúde (Sesa) e Justiça e Segurança Pública (Sejusp).
A tarefa é incluir nos resgates já realizados pelo Grupamento Tático Aéreo (GTA), uma equipe do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu), para iniciar as primeiras ações em saúde, reduzindo o tempo de resposta em urgências médicas nas áreas mais remotas.
Fique por dentro das notícias do Governo do Amapá no ==> Instagram e Facebook.
Tá no ZAP ==> Entre no grupo de WhatsApp e receba notícias em primeira mão aqui!