Agência de Notícias do Amapá
portal.ap.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
LOCALIDADES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A
MUDANÇA DE VIDAS

'Entregar habitação é entregar dignidade', celebra governador Clécio Luís ao entregar o Residencial Nelson dos Anjos para 282 famílias de Macapá

Em dois anos, a gestão estadual já mudou a vida de cerca de 1,8 mil famílias macapaenses com a política habitacional, por meio da entrega de três conjuntos.

Por Fabiana Figueiredo
14/02/2025 13h30
Após longa espera, beneficiários vão morar com dignidade no Residencial Nelson dos Anjos, em Macapá

O governador do Amapá, Clécio Luís, inaugurou o Residencial Nelson dos Anjos, no bairro Congós, Zona Sul de Macapá, nesta quinta-feira, 13. É o terceiro habitacional popular entregue pela gestão em dois anos, totalizando quase 1,8 mil famílias que passaram a ter uma vida nova por meio de uma moradia digna.

“Quem vem pra cá vai mudar de vida. Entregar uma habitação é entregar dignidade. Essas famílias saem do alagado, da ponte, do aluguel, da morada de favor e passam a morar em um lugar bom. Elas esperaram muito tempo até esta entrega, que não é só do prédio, mas de um lugar digno para morar e onde vão construir e viver um novo futuro. Eu estou muito feliz por poder entregar essa obra tão aguardada”, celebrou Clécio Luís.

Residencial Nelson dos Anjos, em Macapá, recebe 282 famílias

Com 272 apartamentos e 10 casas, os blocos do Residencial Nelson dos Anjos vão abrigar 282 famílias selecionadas com base em critérios nacionais e que viviam numa área de preservação ambiental (APA), em áreas de ressaca, no próprio bairro Congós.

Silma Ribeiro, de 58 anos, e seu companheiro Osmarino Guedes, de 64 anos

“Para mim esse momento é a maior felicidade do mundo, porque hoje está sendo realizado o meu sonho depois de muitos anos. Já penso em entrar na minha nova casa, comprar móveis novos e começar uma nova vida, estou muito feliz e grata”, celebrou Silma Ribeiro, de 58 anos.

O conjunto habitacional é fruto da primeira etapa do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC), do Governo Federal, construído com recursos federais e também do Tesouro Estadual, com orçamento de R$ 33 milhões, articulados pelo presidente do Senado Federal, senador Davi Alcolumbre.

“Juntos estamos fazendo mudanças que eram sonhadas há décadas aqui no Amapá, como este habitacional tão aguardado, para que as famílias vivam com dignidade. Estamos aqui prontos para ajudar no que o governador precisar nessa transformação para o povo do Amapá. Hoje estou aqui muito feliz e agradecido por fazer parte dessa história, por ajudar a construir um Amapá que sonhamos, que plantamos e vamos colher”, evidenciou Alcolumbre.

O presidente do Senado Federal, senador Davi Alcolumbre (centro), articulou os recursos federais para a conclusão do conjunto

O ex-boxeador Nelson dos Anjos dá nome ao residencial, uma homenagem ao esportista símbolo do boxe, que incentivou, dividiu e conquistou muitos sonhos por meio de projetos sociais com moradores do bairro Congós e que faleceu em setembro de 2024, vítima de Acidente Vascular Cerebral (AVC). O Governo vai apoiar a continuidade do projeto, proporcionando novas oportunidades às crianças e adolescentes que vão morar no habitacional.

Nelson dos Anjos Júnior falou sobre a homenagem ao pai

“Estamos muito felizes com esta homenagem ao meu pai, com o empenho para a entrega deste residencial após 18 anos. O nome e o trabalho do meu pai ficarão eternizados nesta cidade. Nos próximos dias vamos abrir um polo do Clube de Boxe para as crianças aqui do habitacional”, comemorou Nelson Júnior, filho do ex-boxeador.

Além dos blocos de apartamentos e casas destinadas a pessoas com deficiência, o residencial possui dois centros de convivência, quadra poliesportiva, quadra de areia, campo de grama sintética, três academias ao ar livre, espaço de entretenimento, biblioteca e um Plantão Social coordenado por equipes da Secretaria de Estado da Habitação (Sehab). Na cerimônia, o senador Randolfe Rodrigues anunciou a doação de mais de 100 livros da Editora do Senado para a biblioteca do habitacional.

“Ninguém fez mais pelo boxe amapaense do que Nelson dos Anjos, que permanece vivo aqui neste residencial. E nenhuma mudança se faz pelo povo pobre do que primeiro pela educação, que move o mundo, e tenho certeza que esta biblioteca fará a diferença para as crianças e para a juventude. Pessoas transformadas pela educação mudam o mundo”, citou o senador Randolfe Rodrigues, líder do Governo Federal no Congresso Nacional.

Casas vão receber famílias com pessoas com deficiência
Governador Clécio Luís na entrega do Residencial Nelson dos Anjos, em Macapá

Fique por dentro das notícias do Governo do Amapá no ==> Instagram e Facebook.
Tá no ZAP ==> Entre no grupo de WhatsApp e receba notícias em primeira mão aqui!