Governo do Estado expande municípios da Central do Enem 2025 para fortalecer ensino público no Amapá
Programa inicia em 26 de fevereiro, e a novidade desse ano são os aulões em Mazagão, Amapá, Laranjal do Jari, Oiapoque e distrito do Bailique.

O Governo do Amapá anunciou a expansão da Central do Enem para o ano letivo de 2025, consolidando a iniciativa como um dos pilares da preparação dos estudantes da rede pública para o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), junto com as escolas e os professores em sala de aula. Com o sucesso registrado em 2024, a ampliação visa atender um número ainda maior de alunos e fortalecer o ensino público no estado.
As aulas da Central do Enem desse ano terão início no dia 26 de fevereiro. Atualmente, o programa atende 12 escolas em Macapá e uma de Santana, mas com a novidade, a equipe irá ministrar "aulões" em unidades que não são polos do projeto. Além dos aulões tradicionais no Meio do Mundo, estão programados mais três em Macapá e um no Mazagão. Além disso, quatro aulões serão realizados no interior do estado, contemplando os municípios de Amapá, Laranjal do Jari, Oiapoque e distrito do Bailique.
O objetivo é atender o maior número possível de estudantes, confirmando o compromisso principal do projeto, que é ir até o estudante. As aulas ocorrem às quartas-feiras, quintas-feiras e sábados, com os professores se deslocando até as escolas-polo. Cada área de conhecimento é ministrada em uma escola diferente, seguindo um sistema de rodízio para garantir a melhor distribuição dos conteúdos.

A Central do Enem é um projeto do Governo do Estado coordenado pela Secretaria de Estado da Educação (Seed), e pretende contribuir com a preparação dos alunos da rede pública para o Enem. É uma ferramenta de apoio também aos professores que acompanham os alunos regularmente, visto que esses professores têm muitas atividades durante o ano. Com isso, o projeto, então, vem com aulas mais direcionadas aos temas e tópicos mais cobrados nas provas, ministrando aulas por área de conhecimento, conforme exigido pelo Exame.
Resultados do programa
O impacto da Central do Enem ficou evidente com o desempenho dos alunos no Enem 2024. Segundo dados do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), mais de 1,5 mil estudantes da rede estadual obtiveram médias acima de 900 pontos na redação. Além disso, 2 alunos alcançaram pontuações de 980 pontos, e 23 tiveram notas de 950 pontos.

A coordenadora do Núcleo do Ensino Médio, Maria Cláudia, também destacou a importância da Central do Enem e reforçou o compromisso do projeto em expandir seu alcance. Segundo ela, a programação de 2025 foi organizada para atender o máximo de estudantes possível, garantindo que os professores visitem as escolas-polo regularmente e que as áreas do conhecimento sejam distribuídas de maneira eficiente. Cláudia enfatizou que os Aulões planejados para o interior reforçam o compromisso da Central em descentralizar o ensino e alcançar os estudantes em diferentes regiões do estado.
"Nosso foco é oferecer a melhor preparação possível para os alunos da rede pública. Em 2025, queremos chegar a ainda mais estudantes e garantir que todos tenham a oportunidade de ingressar no ensino superior", afirmou a coordenadora.

Fique por dentro das notícias do Governo do Amapá no ==> Instagram e Facebook.
Tá no ZAP ==> Entre no grupo de WhatsApp e receba notícias em primeira mão aqui!