Amapá vai representar a Região Norte no Conselho Nacional de Secretários de Educação
A secretária, Sandra Casimiro, foi eleita quarta vice-presidência do Consed, com a missão de fortalecer as políticas públicas educacionais da Região Amazônica.

O Amapá será o representante da Região Norte no Conselho Nacional de Secretários de Educação. O reconhecimento veio com a eleição da secretária de Estado, Sandra Casimiro, para assumir a quarta vice-presidência do Consed. A escolha ocorreu durante a reunião do conselho realizada nesta sexta-feira, 14, em Brasília, no Distrito Federal.

O evento, que aconteceu no Hotel Royal Tulip, reuniu gestores estaduais de várias partes do país, para debater questões essenciais sobre o financiamento da educação básica no Brasil. Eleita, Sandra Casimiro assume um papel estratégico na representação da Região Norte, reforçando o protagonismo do Amapá nas discussões sobre as políticas educacionais nacionais.
"Essa é uma conquista para todos nós profissionais da educação do Amapá, pois teremos maior protagonismo no desenvolvimento de ações a nível nacional. Nossa prioridade será garantir que as necessidades da Região Amazônica sejam ouvidas e atendidas. Este momento também marca o fortalecimento do trabalho da gestão", ressaltou a secretária de Educação do Amapá, Sandra Casimiro.
Como quarta vice-presidente, a gestora amapaense terá a missão de articular reuniões regionais, divulgando os objetivos do Conselho junto aos órgãos públicos e privados, auxiliando o presidente na condução das atividades da entidade. Vale ressaltar que Sandra Casimiro já representou o Consed no Fórum Nacional de Educação (FNE), em 2023, como suplente.
Também foram eleitos outros vice-presidentes, que vão representar as regiões do país. A presidência do Conselho será ocupada por Zezinho Sobral, secretário de Educação de Sergipe e vice-governador do estado, que sucede Vitor de Angelo, do Espírito Santo. Na ocasião, houve também a eleição para a presidência do Conselho Fiscal.

Debates educacionais
A reunião do Consed. em Brasília, foi marcada por debates sobre o financiamento da educação básica. Entre os temas destacaram-se as mudanças no Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica e de Valorização dos Profissionais da Educação (Fundeb), as condicionalidades e metodologias do Valor Aluno Ano Resultado (Vaar) e as estratégias para o uso dos recursos de fomento e tempo integral.
O evento também contou com a participação de representantes do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) e do Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea), que contribuíram com análises e dados para fortalecer as políticas educacionais no país.
Consed
Criado em 1986, o Consed é uma associação que reúne as Secretarias de Educação dos Estados e do Distrito Federal, com o objetivo de integrar as redes estaduais de ensino e garantir a participação ativa dos estados na formulação das políticas educacionais do país. A entidade também fomenta a colaboração entre as unidades federativas e promove a troca de boas práticas por meio da agenda da aprendizagem.
Fique por dentro das notícias do Governo do Amapá no ==> Instagram e Facebook.
Tá no ZAP ==> Entre no grupo de WhatsApp e receba notícias em primeira mão aqui!