Agência de Notícias do Amapá
portal.ap.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
LOCALIDADES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A
ASSISTÊNCIA SOCIAL

Governo do Amapá atende famílias de Porto Grande afetadas pelo rompimento de barreira com kits de alimentos e água mineral

Até o momento, cerca de 28 toneladas em alimentos e 20 mil litros de água mineral já foram enviadas para as comunidades.

Por Weverton Façanha
18/02/2025 14h00
Ação do Governo do Amapá destina mais 28 toneladas em alimentos e 20 mil litros de água mineral

O Governo do Amapá entrega desde sábado, 15, cerca de 28 toneladas em alimentos e 20 mil litros de água mineral para as comunidades do Cupixi, Igarapé Água Preta e São Domingos, no município de Porto Grande. As localidades enfrentam dificuldades na pesca e no abastecimento de água potável devido ao rompimento de barreiras de sedimentos em uma área de garimpo ilegal. Um total de 1 mil famílias serão atendidas pela ação. As atividades são coordenadas pela Secretaria de Assistência Social (Seas).
 
Para enfrentar a situação foi montada uma força-tarefa do Governo do Estado na região, que monitora todas as situações recorrentes do local. Existe também um trabalho de prevenção e atuação nos municípios de Pedra Branca do Amapari e Ferreira Gomes.

“Todo esse trabalho conjunto é para atender as necessidades das famílias afetadas nestas comunidades que ficam as margens do Rio Cupixi e tiram seu sustento deste rio, mas que agora, devido ao rompimento da barreira em um garimpo ilegal, prejudicou os moradores. Agora, estamos aqui para levar essa assistência as famílias”, destacou o secretário da Seas, Hugo Paranhos.

Secretário da Seas, Hugo Paranhos, coordenou o embarque de alimentos e água, para as comunidades ribeirinhas

Dentre tantas famílias que receberam o auxílio, está a dona Joana Souza, de 52 anos, que demostrou satisfação em ganhar um kit de alimento e água mineral, devido aos ocorridos na região.

“Isso ameniza nossas dificuldades para enfrentar esses momentos complicados que estamos passando. O rio é de onde tiramos nossa água, o peixe para vender e se alimentar, mas estamos impedidos de fazer isso em função desse rompimento que jogou lama no rio e não sabemos se existe contaminação ainda. Mas tudo voltará a ficar bem, é o que acreditamos”, declarou a moradora da comunidade de Cupixi, Joana.

Joana Souza, também recebeu auxilio durante a ação do Governo do Amapá

Outro atendido pela ação do Governo do Amapá, foi o pescador Antônio Monteiro, que se diz aliviado em conseguir alimento e água para sua família.

“A gente sempre busca tirar nosso sustento do rio e agora infelizmente não estou podendo fazer isso, mas esse auxilio vai nos ajudar e em breve isso será superado e poderei voltar a pescar”, disse o senhor, Antônio.

O pescador Antônio Monteiro, foi um dos atendidos com a distribuição de alimentos e água

A atividade de entrega ocorreu na quadra esportiva da Escola Estadual Florença Torres de Araújo, no distrito de Cupixi, onde mais de 14 toneladas de alimentos e 10 mil litros de água mineral foram entregues as famílias afetadas. Os demais kits e água já foram enviados as outras comunidades.    

A ação também atenderá São Miguel, ainda em Porto Grande, além de comunidades de Pedra Branca, Rio Araguari, em Ferreira Gomes. Paralelamente, as investigações sobre o crime ambiental estão em andamento pelas equipes da Polícia Civil.

Governador Clécio Luís, acompanhado do ministro Waldez Góes do prefeito de Porto Grande, Elielson Moraes, durante as entregas dos materiais

Participaram das entregas o governador Clécio Luís, o ministro da Integração e Desenvolvimento Regional (MIDR), Waldez Góes, o deputado Federal, Dorinaldo Malafaia e o prefeito de Porto Grande, Elielson Moraes; além de diversos secretários do estado e vereadores do município de Porto Grande.

Situação de emergência

Já está em vigor o decreto de situação de emergência para os municípios de Pedra Branca do Amapari, Porto Grande, Ferreira Gomes e Cutias, este último incluído devido à sua proximidade com as áreas afetadas. A solicitação do Estado foi aceita de maneira imediata pelo Governo Federal. A condição vai garantir um volume maior de recursos para assistência social às famílias. 

Devido ao difícil acesso, o material foi levado em pequenas embarcações
Os alimentos e água, atenderão mais de 100 famílias que moram as margens do Rio Cupixi
Embarque dos kits de alimentos para as comunidades localizadas as margens do Rio Cupixi
Servidores da Seas realizaram o levantamento cautelar das famílias na comunidade de Cupixi

Fique por dentro das notícias do Governo do Amapá no ==> Instagram e Facebook.
Tá no ZAP ==> Entre no grupo de WhatsApp e receba notícias em primeira mão aqui!