Governo do Amapá atende famílias de Porto Grande afetadas pelo rompimento de barreira com kits de alimentos e água mineral
Até o momento, cerca de 28 toneladas em alimentos e 20 mil litros de água mineral já foram enviadas para as comunidades.

O Governo do Amapá entrega desde sábado, 15, cerca de 28 toneladas em alimentos e 20 mil litros de água mineral para as comunidades do Cupixi, Igarapé Água Preta e São Domingos, no município de Porto Grande. As localidades enfrentam dificuldades na pesca e no abastecimento de água potável devido ao rompimento de barreiras de sedimentos em uma área de garimpo ilegal. Um total de 1 mil famílias serão atendidas pela ação. As atividades são coordenadas pela Secretaria de Assistência Social (Seas).
Para enfrentar a situação foi montada uma força-tarefa do Governo do Estado na região, que monitora todas as situações recorrentes do local. Existe também um trabalho de prevenção e atuação nos municípios de Pedra Branca do Amapari e Ferreira Gomes.
“Todo esse trabalho conjunto é para atender as necessidades das famílias afetadas nestas comunidades que ficam as margens do Rio Cupixi e tiram seu sustento deste rio, mas que agora, devido ao rompimento da barreira em um garimpo ilegal, prejudicou os moradores. Agora, estamos aqui para levar essa assistência as famílias”, destacou o secretário da Seas, Hugo Paranhos.

Dentre tantas famílias que receberam o auxílio, está a dona Joana Souza, de 52 anos, que demostrou satisfação em ganhar um kit de alimento e água mineral, devido aos ocorridos na região.
“Isso ameniza nossas dificuldades para enfrentar esses momentos complicados que estamos passando. O rio é de onde tiramos nossa água, o peixe para vender e se alimentar, mas estamos impedidos de fazer isso em função desse rompimento que jogou lama no rio e não sabemos se existe contaminação ainda. Mas tudo voltará a ficar bem, é o que acreditamos”, declarou a moradora da comunidade de Cupixi, Joana.

Outro atendido pela ação do Governo do Amapá, foi o pescador Antônio Monteiro, que se diz aliviado em conseguir alimento e água para sua família.
“A gente sempre busca tirar nosso sustento do rio e agora infelizmente não estou podendo fazer isso, mas esse auxilio vai nos ajudar e em breve isso será superado e poderei voltar a pescar”, disse o senhor, Antônio.

A atividade de entrega ocorreu na quadra esportiva da Escola Estadual Florença Torres de Araújo, no distrito de Cupixi, onde mais de 14 toneladas de alimentos e 10 mil litros de água mineral foram entregues as famílias afetadas. Os demais kits e água já foram enviados as outras comunidades.
A ação também atenderá São Miguel, ainda em Porto Grande, além de comunidades de Pedra Branca, Rio Araguari, em Ferreira Gomes. Paralelamente, as investigações sobre o crime ambiental estão em andamento pelas equipes da Polícia Civil.

Participaram das entregas o governador Clécio Luís, o ministro da Integração e Desenvolvimento Regional (MIDR), Waldez Góes, o deputado Federal, Dorinaldo Malafaia e o prefeito de Porto Grande, Elielson Moraes; além de diversos secretários do estado e vereadores do município de Porto Grande.
Situação de emergência
Já está em vigor o decreto de situação de emergência para os municípios de Pedra Branca do Amapari, Porto Grande, Ferreira Gomes e Cutias, este último incluído devido à sua proximidade com as áreas afetadas. A solicitação do Estado foi aceita de maneira imediata pelo Governo Federal. A condição vai garantir um volume maior de recursos para assistência social às famílias.




Fique por dentro das notícias do Governo do Amapá no ==> Instagram e Facebook.
Tá no ZAP ==> Entre no grupo de WhatsApp e receba notícias em primeira mão aqui!