Governador Clécio Luís recebe comitiva do Conselho Nacional de Justiça e reforça o papel do judiciário no desenvolvimento do Amapá
Encontro, com presença do corregedor nacional Mauro Campbell, marcou o início das inspeções de rotina nos setores administrativos e judiciais do estado.

O governador do Amapá, Clécio Luís, recepcionou, nesta segunda-feira, 17, a comitiva da Corregedoria do Conselho Nacional de Justiça (CNJ), liderada pelo corregedor nacional, ministro Mauro Campbell Marques, para o início das inspeções de rotina nos setores administrativos e judiciais do estado.
Durante a solenidade de abertura, no plenário do Tribunal de Justiça do Amapá (Tjap), o governador destacou que a iniciativa fortalece a transparência, eficiência e acessibilidade do sistema de justiça amapaense, contribuindo para o desenvolvimento do estado.

“Viemos dar as boas-vindas ao doutor Mauro Campbell e sua equipe para reforçar nossa convivência e a construção de consensos em torno do desenvolvimento do Amapá. Fomos território por muito tempo, somos estado há menos de 40 anos e ainda estamos nos consolidando. O papel do Poder Judiciário tem sido fundamental nessa trajetória. Nos colocamos à inteira disposição”, declarou o governador Clécio Luís.
Após as inspeções, a equipe designada pelo CNJ produzirá relatórios com eventuais deficiências encontradas, recomendações às unidades para melhorar seus desempenhos, além de registro de boas práticas. A ação, que se estende até quarta-feira, 19, é realizada de forma contínua e sem interferência no curso normal dos trabalhos forenses ou prazos processuais.

O corregedor nacional, que também é ministro do Superior Tribunal de Justiça (STJ), Mauro Campbell, destacou que a gestão atual se caracteriza pela transparência e franqueza. Ele posicionou o judiciário brasileiro como um dos mais resolutivos do mundo, ao comparar os índices em países da Europa como França e Alemanha.
“Todos os países, proporcionalmente, têm mais juízes do que o Brasil. Mas nenhum desses países possui, repito, a confiança, a fidúcia, o respeito que a sociedade brasileira tem pelo seu judiciário. Nós estamos aqui para qualificar, ainda mais, o serviço que este tribunal presta aos cidadãos amapaenses”, reforçou Campbell.

O trabalho de fiscalização conta com a colaboração da alta gestão do Tjap e de todas as magistradas e magistrados, servidoras e servidores da Justiça amapaense, além do suporte de técnicos de outros órgãos, como a Controladoria Geral da União (CGU), Receita Federal, Conselho de Controle de Atividades Financeiras e tribunais de contas.
O presidente do Tribunal de Justiça do Amapá, desembargador Adão Carvalho, destacou a importância do momento para o fortalecimento institucional do Judiciário no estado.
“Nos honra a presença dos chefes dos poderes do Estado. Todos vieram prestigiar o Judiciário, demonstrando nosso relacionamento harmonioso e respeitoso. Somos independentes, mas é assim que exercemos, com confiança, o verdadeiro Estado Democrático”, ressaltou Carvalho.
Fique por dentro das notícias do Governo do Amapá no ==> Instagram e Facebook.
Tá no ZAP ==> Entre no grupo de WhatsApp e receba notícias em primeira mão aqui!