Com 289 alunos, Governo do Amapá promove aula inaugural do Curso de Formação de Soldados da Polícia Militar
Ao longo de 6 meses, alunos vão aprender técnicas para fortalecer e modernizar a corporação que integra as forças de Segurança Pública do Amapá.

O Governo do Estado promoveu nesta terça-feira, 17, a aula inaugural da 2ª turma do Curso de Formação de Soldado (CFS) da Polícia Militar do Amapá (PM-AP), marcando a celebração dos 81 anos de criação da corporação no estado. São mais 289 alunos-soldados que terão uma formação com alto nível de conhecimento para fortalecer a segurança pública do estado.
"Nós começamos um curso mais robusto, intenso, para ser uma turma muito bem capacitada. Essa formação faz parte da política que estamos empreendendo, desde a integração das forças policiais até os investimentos em equipamentos, viaturas e munições como nunca se teve, inclusive com reestruturação de toda a carreira. Um conjunto de medidas para combater o crime organizado e nos levar cada vez mais a um estado da paz", afirmou o governador Clécio Luís.

A cerimônia marcou ainda o encerramento da programação alusiva aos 81 anos de criação da PM-AP, com a presença de integrantes da extinta Guarda Territorial, veteranos e de militares que ingressarão na reserva.
"Eu estou muito feliz de estar vivendo esse dia que esperamos muito e nos esforçamos a cada etapa. Sou grata ao comprometimento do governador com a Polícia Militar e é uma honra fazer parte dessa instituição", comemorou a aluna-soldado Nicoly Oliveira.
O comandante-geral da PM-AP, coronel Costa Júnior, falou da honra de ter pela primeira vez um governador ministrando palestra na aula inaugural da formação de soldados da corporação, que se fortalece com a chegada dos alunos.
“É uma grande festa para celebrar a nossa história e também a chegada desses alunos à corporação, que aguardamos para reforçar a corporação com qualidade. Aqui estamos congregando o passado, o presente e o futuro”, citou o comandante-geral da PM-AP.

O chamamento dos aprovados no cadastro reserva do certame de 2022 foi um compromisso de campanha que Clécio Luís trabalhou para honrar. Em dois anos, foram 1.274 candidatos chamados para avançarem para as próximas etapas, gerando duas turmas do CFS. A integração de mais soldados se alia a outros investimentos do Governo do Amapá, como na área social, educação, saúde e economia.
“As maiores convocações de concursos foram na área da segurança pública. Já se observa uma maior presença da polícia nas ruas e a redução da criminalidade. Esse é resultado de um trabalho feito em conjunto”, ressaltou a secretária de Administração, Cinthya Mendes.
Curso
Porta de entrada na PM, o CFS tem uma carga horária extensa de 1.058 horas, tendo duração de 6 meses, com 34 disciplinas realizadas no Centro de Formação e Aperfeiçoamento, além de contar com atividades práticas supervisionadas, como policiamento ostensivo, patrulhamento em viaturas e operações policiais de adaptação à selva.
As disciplinas do curso têm como base a matriz curricular da Secretaria Nacional de Segurança Pública (Senasp): violência, crime e controle social; conhecimentos jurídicos; modalidades de gestão de conflitos e eventos críticos; valorização profissional e saúde do trabalhador; comunicação, informação e tecnologias em segurança pública; cultura, cotidiano e prática reflexiva; e funções, técnicas e procedimentos em segurança pública.
Os alunos-soldados que concluírem o CFS com bom aproveitamento estarão aptos para ingressar na Polícia Militar do Amapá como soldados de 1ª classe.

Policial Militar Padrão 2024
Durante a cerimônia, o governador e o comandante-geral da PM entregaram a comenda de Policial Militar Padrão 2024 e o certificado da condecoração ao sargento Edney Santos, do 2º Batalhão da PM, e capitão Muller Fonseca, do Grupo Tático Aéreo.
A premiação advém de um concurso que identifica o oficial e o praça que mais se destacaram nas diversas atividades desenvolvidas, com base no comportamento, tempo de serviço, elogios, assiduidade, caráter e conduta civil ao longo da carreira militar.

81 anos da PM
A Polícia Militar do Amapá teve a sua origem com a criação da extinta Guarda Territorial, em 17 de fevereiro de 1944, na gestão do então governador Janary Gentil Nunes (ex-Território Federal). A corporação foi elevada à condição de Polícia Militar em 26 de novembro de 1975, com atuação destinada à manutenção da ordem pública, com base nos preceitos da hierarquia e disciplina.
Atualmente a corporação conta com um efetivo de 3.219 policiais, sendo 2.256 masculinos e 963 femininos. Com cuidado e dedicação em bem servir e proteger a sociedade, a PM-AP realiza o policiamento ostensivo a pé e embarcado em viaturas, bem como serviços de guarda e policiamento fluvial em toda extensão territorial do Amapá, por meio de 14 Batalhões, 12 Diretorias, Escolas e Gabinetes Militares.

Fique por dentro das notícias do Governo do Amapá no ==> Instagram e Facebook.
Tá no ZAP ==> Entre no grupo de WhatsApp e receba notícias em primeira mão aqui!