Governo do Amapá promove atendimento técnico para municípios serem incluídos no Mapa do Turismo, do Governo Federal
A ação faz parte do Programa de Regionalização do Turismo ‘PRT em Ação: Mapa do Turismo Até Você!’ e visa fortalecer o desenvolvimento das políticas públicas para o setor.

O Governo do Amapá, em parceria com o Governo Federal, realizou nesta terça-feira, 18, um atendimento técnico voltado à revisão e orientação individualizada para o cadastramento dos municípios no Sistema de Informações do Mapa do Turismo Brasileiro (SISMAPA).
A ação faz parte do Programa de Regionalização do Turismo “PRT em Ação: Mapa do Turismo Até Você!” e visa fortalecer o desenvolvimento das políticas públicas para o setor. A programação teve início na segunda-feira (17) com a 1ª Reunião Ordinária do Fórum Estadual de Turismo (Fetur) 2025, promovida pela Secretaria de Estado do Turismo (Setur) e pelo Ministério do Turismo (MTur).

“Esse trabalho é essencial para garantir que nossos municípios estejam devidamente inseridos no Mapa do Turismo Brasileiro, possibilitando acesso a investimentos e projetos estratégicos para o fortalecimento da atividade turística no estado”, reforçou a secretária da Setur, Syntia Lamarão.
Nos próximos dias, entre 19 e 21 de fevereiro, a equipe técnica do MTur seguirá para os municípios de Tartarugalzinho, Ferreira Gomes, Porto Grande e Laranjal do Jari para visitas técnicas às regiões turísticas do interior do estado.

“O atendimento individualizado para cada município é essencial, pois permite um diagnóstico preciso das necessidades e potenciais turísticos de cada localidade. Dessa forma, conseguimos orientar melhor os gestores sobre como se adequar aos critérios do Mapa do Turismo Brasileiro, além de oferecer suporte técnico para que possam acessar investimentos e desenvolver ações estratégicas para fortalecer o setor”, destacou a coordenadora-geral de Definição de Áreas Estratégicas para o Desenvolvimento do Turismo, Ana Carla Moura.

Recentemente, o MTur incluiu os municípios de Laranjal do Jari e Tartarugalzinho no Mapa do Turismo Brasileiro, que agora conta com seis municípios no Amapá. Além disso, o estado trabalha para adicionar mais dois municípios ao programa: Santana e Ferreira Gomes. O secretário municipal de Turismo de Laranjal do Jari, Jairo Silva, destacou o impacto positivo da ação para a visibilidade do turismo local.

“A ação que está sendo realizada é muito importante, pois é um momento de discussão, esclarecimento de dúvidas e apresentação de propostas para o nosso município. Laranjal está se destacando como um grande polo turístico, com apoio técnico do Governo do Estado e o estudo topográfico contratado pelo governador Clécio Luís para a viabilidade da construção das ‘Cataratas do Rio Araguari’, um marco histórico nacional e internacional para nós”, afirmou Silva.

Além das visitas técnicas, o Governo do Amapá está desenvolvendo uma produção audiovisual para promover as riquezas naturais e o potencial turístico do estado. O material será apresentado no Pesca & Companhia Trade Show 2025, evento que ocorre no Pavilhão Anhembi, em São Paulo, entre os dias 20 e 22 de março.
Mapa do Turismo Brasileiro
O mapa é um instrumento do Programa de Regionalização do Turismo que define a área (recorte territorial) a ser trabalhada prioritariamente pelo Ministério do Turismo no âmbito do desenvolvimento das políticas públicas.
Além disso, os municípios são categorizados no intuito de identificar o desempenho da economia do setor nos municípios, a partir de cinco variáveis cruzadas em uma análise de cluster. Elas deram origem a cinco categorias (A,B,C,D e E) diretamente relacionadas à economia do turismo, sendo:
- A: Quantidade de Estabelecimentos de Hospedagem;
- B: Quantidade de Empregos em Estabelecimentos de Hospedagem;
- C: Quantidade Estimada de Visitantes Domésticos;
- D: Quantidade Estimada de Visitantes Internacionais;
- E: Arrecadação de Impostos Federais a partir dos Meios de Hospedagem.
Fique por dentro das notícias do Governo do Amapá no ==> Instagram e Facebook.
Tá no ZAP ==> Entre no grupo de WhatsApp e receba notícias em primeira mão aqui!