Governo do Amapá promove palestra de educação ambiental para empreendedores do Carnaval do Meio do Mundo 2025
Iniciativa aconteceu nesta quinta-feira, 20, e visa incentivar novos hábitos de sustentabilidade e equilíbrio.

Com o tema “Empreendendo com Responsabilidade, Carnaval Sustentável”, o Governo do Amapá realizou nesta quinta-feira, 20, uma palestra de educação ambiental para os empreendedores que vão trabalhar no período de carnaval, e que buscam adotar práticas sustentáveis para os negócios. O evento aconteceu no Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas do Amapá (Sebrae-AP), reuniu cerca de 150 profissionais e foi coordenado pela Secretaria de Estado do Meio Ambiente (Sema).
A proposta visa promover um carnaval consciente e mais sustentável, com coleta de lixo seletiva adequada para evitar poluição e acúmulo de resíduos nas ruas, além de tornar os empreendedores multiplicadores de boas práticas de sustentabilidade. A secretária da Sema, Taisa Mendonça, reforçou que a medida incentiva práticas inovadoras que respeitam o meio ambiente e impulsionam geração de renda, fortalecimento do turismo e valorização cultural.

“Cuidar do meio ambiente é responsabilidade de todos e, neste período em que há muita produção de lixo, é necessário que as pessoas tenham esse despertar e colaborem fazendo o descarte correto dos resíduos para não agredir o meio ambiente. Este ano, o tema ‘carnaval sustentável’ reforça ações preventivas de cuidado ambiental para o bem-estar de todos”, ressaltou Taisa.
Os empreendedores puderam aprender como integrar a sustentabilidade nas operações durante o carnaval; estratégias para minimizar os efeitos negativos das festividades no meio ambiente e a importância de apoiar e promover a economia da região durante o evento cultural carnavalesco.

“A palestra, além de ser educativa, foi um momento de conversar com os empreendedores que vão trabalhar no carnaval sobre a responsabilidade socioambiental, desenvolvendo um empreendedorismo sustentável a partir de pequenas práticas que fazem a diferença para quem vende e para quem compra”, enfatizou a palestrante técnica em meio ambiente e educadora ambiental da Sema, Marta Brito.
A abordagem sustentável no carnaval é uma forma de obter benefícios, como a redução do desperdício de recursos, menor impacto ambiental e conscientização da população, empreendedores e foliões sobre práticas sustentáveis.
“A capacitação trouxe muitos benefícios para nós, pois além de nos qualificar traz muitos conhecimentos para a nossa área que é o empreendedorismo. Nesta época a gente produz muito lixo nos eventos de carnaval, e por mais que a gente faça a coleta seletiva, às vezes o cliente descarta em qualquer lugar, então é algo que a gente precisa ter uma atenção redobrada”, declarou o empreendedor e participante, Iury Alerrandro, do bairro Perpétuo Socorro.

A empreendedora, Cleide Maiara Carvalho, moradora do bairro Cidade Nova, ressalta que além de adquirir novos conhecimentos, o evento possibilita a troca de ideias e experiências.
“Esse momento pra mim é algo enriquecedor, tanto para o meu trabalho quanto para a minha vida também. São oportunidades que antes não tínhamos, e hoje é diferente. A gente recebe cursos de capacitação gratuita, temos apoio do Governo e do próprio Sebrae, saindo daqui com um novo aprendizado”, frisou Cleide.

Fique por dentro das notícias do Governo do Amapá no ==> Instagram e Facebook.
Siga o canal do Governo do Amapá no WhatsApp e receba notícias em primeira mão!