Governo do Amapá retoma serviço de neuropediatria no Hospital da Criança e do Adolescente, em Macapá
São acolhidos em média, 50 pacientes por mês e, apesar da alta demanda, os atendimentos têm avançado.

O Governo do Amapá está garantindo um atendimento em saúde fundamental para o desenvolvimento na infância. Trata-se da neuropediatria, especialidade que voltou a ser ofertada no Hospital da Criança e do Adolescente (HCA), em Macapá. São acolhidos em média, 50 pacientes por mês e, apesar da alta demanda, o serviço tem avançado.
“Há quase dois anos estamos tentando investigar o problema da minha filha. Iniciamos o processo no atendimento particular, mas as consultas e medicamentos são muito caros. Então, decidimos recorrer ao SUS, e eu temia que o agendamento da consulta demorasse muito mais. Para minha surpresa, foi rápido. Estou realmente feliz com isso", compartilhou Maria de Fátima Santos, mãe da pequena Ester, de 7 anos.

Uma das principais funções da neuropediatria é realizar diagnósticos precisos. Isso envolve a avaliação completa dos sintomas neurológicos apresentados pela criança ou adolescente, o histórico médico, exames físicos e de imagens e testes especializados. O diagnóstico correto é a base para o tratamento adequado.
"Estamos reiniciando este atendimento, chamando os pacientes que estavam aguardando. Este serviço é muito importante para as crianças. Em alguns casos, ainda é a primeira consulta, para a avaliação de investigação de transtornos neurológicos que acontecem na infância", explicou a neuropediatra do HCA, Reny Wane.

O tratamento pode incluir medicamentos, terapias como fisioterapia, ocupacional e da fala, intervenções educacionais e apoio psicológico, dependendo da condição do paciente. Nara Silvane Alves, de 40 anos, conseguiu a primeira consulta para o filho, Pedro Alves, de 4 anos.

“Fiquei impressionada com o atendimento da médica, que aliás, já ouvia falar super bem, super recomendada, inclusive. Já aguardava por isso há pelo menos um ano, e hoje saio daqui aliviada, com o meu retorno já marcado”, celebra a mãe.
Os atendimentos de neuropediatria retornaram em dezembro de 2024, são ambulatoriais e ocorrem às terças e quintas-feiras, pela manhã e tarde, após marcada a consulta na Rede Super Fácil. Quanto às avaliações periódicas, o retorno é definido pelo próprio médico.

“Só o fato de hoje haver este serviço no HCA faz muita diferença na vida dos pais que aguardavam por este atendimento já há tempos. A fila de espera para neuropediatria começou a se movimentar", pontuou a enfermeira responsável pelo setor, Tamara Serra Lima.
Entre os casos atendidos pela neuropediatria estão epilepsia, infecções de sistema nervoso (meningite e encefalite), atraso do desenvolvimento neuropsicomotor, autismo, síndromes genéticas, dificuldades de linguagem, e escolar, dores de cabeça ou cefaleia e hiperatividade e déficit de atenção (TDAH).
Fique por dentro das notícias do Governo do Amapá no ==> Instagram e Facebook.
Tá no ZAP ==> Entre no grupo de WhatsApp e receba notícias em primeira mão aqui!