Agência de Notícias do Amapá
portal.ap.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
LOCALIDADES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A

Artesãos amapaenses recebem carteira nacional da categoria

Dentre os benefícios, dá a possibilidade de participação em feiras de artesanato nacional e internacional e incentivos fiscais.

Por João Clésio
18/03/2016 21h36
Como parte da programação do Dia do Artesão, a Secretaria de Estado do Trabalho e Empreendedorismo (Sete) entregará neste sábado, 19, a Carteira Nacional do Artesão. São cerca de 80 profissionais beneficiados. Os artesãos amapaenses foram cadastrados no Sistema de Informações Cadastrais do Artesanato Brasileiro (Sicab).

A carteira é uma identidade formal do profissional e permite uma série de benefícios aos artesãos como a possibilidade de participação em feiras de artesanato nacional e internacional, em oficinas e cursos de artesanato e, ainda, a incentivos fiscais. É destinada aos artesãos e trabalhadores manuais.

“A emissão da carteira foi feita pela Coordenação Estadual do Artesanato, com orientação do Programa do Artesanato Brasileiro (PAB). É uma grande conquista para a categoria, uma vez que contempla vários benefícios e melhor organização do setor”, afirma a secretária de Trabalho, Marciane do Espírito Santo.

Para ter acesso ao documento, o artesão passa pelas seguintes etapas: após aprovação do registro, o artesão deve apresentar cópia do RG e CPF, comprovante de residência e foto 3 x 4 colorida. O processo vem sendo feito pela Coordenação Estadual do Artesanato, que funciona na Casa do Artesão, na Praça Beira-Rio.

A programação em homenagem aos artesãos terá, ainda no sábado, a partir das 17 horas, a Feira de Artesanato “Mãos do Amapá”, ação social com corte de cabelo, emissão de documentos, através do Superfácil, massoterapia e maquiagem. A Secretaria Extraordinária de Políticas para Mulheres (Semp) realizará atendimentos à mulher.

A programação artística contará com sarau de poesias e apresentação cultural. Um bolo de um metro será servido aos artesãos e familiares. No domingo, 20, haverá apenas a Feira de Artesanato.  “O Superfácil é um dos parceiros da ação social deste sábado em comemoração ao Dia do Artesão. Fizemos contato com a coordenadora do Superfácil Zona Norte, Maraina Martins, e ela prontamente nos atendeu com os serviços”, concluiu Júnior Braga, coordenador estadual do Artesanato.

Fique por dentro das notícias do Governo do Amapá no ==> Instagram e Facebook.
Tá no ZAP ==> Entre no grupo de WhatsApp e receba notícias em primeira mão aqui!