Governo do Amapá reúne secretários municipais de Educação para apresentar resultados da avaliação educacional no estado
O evento sobre o crescimento de 45 pontos na Avaliação da Educação Básica, reuniu representantes dos 16 municípios e do Caed, em Macapá.
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O Governo do Amapá apresentou os resultados do Sistema Permanente de Avaliação da Educação Básica do Amapá (Sispaeap) aos 16 municípios do estado. O evento, que aconteceu nesta quinta-feira, 20, no auditório da Secretaria de Estado da Educação (Seed), em Macapá, reuniu todos os secretários municipais de Educação e representantes do Centro de Políticas Públicas e Avaliação da Educação (Caed).
O Sispaeap avalia o conhecimento dos alunos nas matérias de Língua Portuguesa e Matemática, tendo um papel fundamental na identificação dos níveis de aprendizagem dos estudantes em cada localidade.
De acordo com os dados apresentados por Luciane Netto, técnica da Caed, o Amapá alcançou a média de 595 pontos na avaliação de Língua Portuguesa do 2º ano do Ensino Fundamental, representando um crescimento de 45 pontos, em relação a 2023, quando a média foi de 550 pontos.
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Ao todo, 11.943 alunos do 2º ano participaram da avaliação em novembro de 2024 no estado. Destes, 5.494 estudantes atingiram nota superior a 600, um aumento de 532 estudantes em comparação a 2023, quando 4.962 alcançaram esse patamar.
"Esse crescimento é significativo para nós, uma vez que desde 2019 o Estado fomenta as suas 16 redes municipais com o regime de colaboração, através de formações continuadas, e ver esse crescimento nos alegra muito", destacou a secretária de Estado da Educação, Sandra Casimiro.
Na edição de 2024, o 5º ano do Ensino Fundamental também participou da avaliação, que anteriormente era aplicada apenas para o 2º ano. Os estudantes dessa etapa atingiram a média de 196 pontos, ficando quatro pontos abaixo do nível adequado, que varia de 201 a 250. Essa foi a primeira vez que foi realizada avaliação para o 5° ano em todo o estado.
Programa Criança Alfabetizada
Através do regime de colaboração com os 16 municípios, o Governo do Amapá implementou o programa Criança Alfabetizada, que fomenta estratégias de alfabetização nas redes municipais. O programa, que foi criado em 2019, tem como objetivo a formação continuada de professores e a avaliação de leitura dos estudantes do 1º e 2º anos do Ensino Fundamental.
Atualmente, mais de 80 bolsistas contratados via edital atuam como formadores nos municípios, levando novas metodologias de alfabetização para os educadores. Essa política de alfabetização tem como função garantir a alfabetização das crianças na idade correta, aos 7 anos, no 2º ano do Ensino Fundamental.
Dentro do regime de colaboração, são realizadas a Avaliação de Fluência Leitora e o Sispaeap. A Avaliação de Fluência verifica quantos alunos do 1º e 2º anos já aprenderam a ler. Em 2024, o resultado indicou que 6.667 crianças amapaenses concluíram o 2º ano plenamente alfabetizadas. Já o Sispaeap avalia o conhecimento dos alunos em Língua Portuguesa e Matemática.
Durante a devolutiva dos resultados, a secretária Sandra Casimiro parabenizou os municípios que alcançaram bons desempenhos, com destaque para Tartarugalzinho, que teve avanços significativos tanto no 2º, quanto no 5º ano.
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"O Amapá tem melhorado muito no nível de alfabetização das nossas crianças, mas ainda não atingimos o resultado que desejamos e que as crianças do nosso estado merecem. A alfabetização na idade certa é um compromisso de todos: pais, professores, diretores, coordenadores pedagógicos e gestores públicos. Quero parabenizar especialmente Tartarugalzinho pelo destaque nos resultados", concluiu Casimiro.
O Secretário Municipal de Educação de Tartarugalzinho, Samuel dos Santos Silva, também celebrou o desempenho do município, atribuindo o avanço aos investimentos em novas metodologias e infraestrutura educacional.
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"Melhoramos muito, números significativos, mas sabemos que ainda há um longo caminho a percorrer para chegar na excelência. Investimos na formação descentralizada dos professores, levamos capacitação às zonas rurais, investimos em tecnologia, colocamos internet para as escolas e modernizamos os processos administrativos por meio do ProEsc", destacou Samuel Silva.
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