Agência de Notícias do Amapá
portal.ap.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
LOCALIDADES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A
NUTRIÇÃO

Estoque do Banco de Leite Humano do Amapá está baixo; saiba como doar e ajudar a salvar vidas

O leite coletado é destinado aos recém-nascidos internados na UTI do Hospital da Mulher Mãe Luzia, entre outras unidades de saúde.

Por Lorena Lima
21/02/2025 11h24
A Secretaria de Estado da Saúde (Sesa) convoca doadoras para ajudar a salvar vidas

O Banco de Leite Humano, do Governo do Amapá, é uma garantia de sobrevivência para muitos bebês prematuros ou internados no Hospital da Mulher Mãe Luzia, em Macapá. O estoque de doações, no entanto, está baixo, e a unidade pede o apoio das lactantes. 

Atualmente, 15 bebês estão internados na Unidade de Tratamento Intensivo (UTI) neonatal da maternidade. A Secretaria de Estado da Saúde (Sesa) convoca doadoras para ajudar a salvar vidas.

No ano passado, 1.175 mulheres se cadastraram para doar e o Banco de Leite registrou 4.068 atendimentos. Desses, 957 coletas foram em domicílio, o que corresponde a 444 litros de leite humano. No rastreamento ativo das maternidades da região metropolitana de Macapá, 719 mulheres doaram leite humano em 2024.

No ano passado, 1.175 mulheres se cadastraram para doar no Banco de Leite Humano

Esse levantamento mostra que as coletas ainda são insuficientes para suprir a demanda dos hospitais do Amapá. Segundo a coordenadora do Banco de Leite Humano da Maternidade Mãe Luzia, Fadianne Soares, com o estoque crítico, é preciso avaliar o critério de prioridade dos pacientes.

Coordenadora do Banco de Leite Humano da Maternidade Mãe Luzia, Fadianne Soares

"Com os estoques baixos, os bebês considerados menos graves acabam não recebendo o auxílio. Nós precisamos fazer uma triagem para verificar qual bebê mais necessita do leite doado. Por isso é tão importante que as lactantes possam manter regularmente esse ato de solidariedade", afirmou Fadianne.

Os bebês que recebem o alimento doado, são principalmente os prematuros de baixo peso e casos extremos. Há ainda os recém-nascidos que não conseguem sugar o leite durante a amamentação, e aqueles com diagnósticos clínicos como cardiopatia, malformação congênita e insuficiência respiratória.

Leite humano ajuda na recuperação de bebês internados na UTI neonatal

Os recém-nascidos internados na UTI precisam receber o leite pasteurizado e coletado pelo Banco de Leite, que contribui no tratamento deles. A doação é essencial para garantir a nutrição de quem não pode ser amamentado pela mãe.

“O leite humano, mesmo pasteurizado, contém todas as propriedades do leite materno e auxilia na recuperação mais rápida desse bebê. O aleitamento materno é recomendado pelo Ministério da Saúde até os dois anos de vida ou mais da criança, e deve ser a alimentação exclusiva até os primeiros seis meses", reforça a coordenadora.

Mulheres com boa produção de leite materno podem doar sem sair de casa. Elas recebem orientação e um kit de equipamentos necessários para a coleta domiciliar, que inclui pote de vidro, touca e máscaras. As equipes ensinam como fazer a extração manual, como congelar e guardar o leite, e em seguida, o próprio Banco de Leite vai buscar.

Estoque de doações de leite humano está baixo, e a unidade pede o apoio das lactantes

A coleta domiciliar tem como rota as zonas Norte e Sul de Macapá, bairro Marabaixo e o município de Santana. A coordenadora detalha como funciona esse trabalho.

“Muitas mães ainda desconhecem o Banco de Leite. Acontece muito de algumas jogarem o leite fora sem saber que poderiam doar. Assim que a mulher que quiser se tornar doadora, é só entrar em contato com o Banco por telefone, assim as equipes atendem em domicílio para orientar sobre como funciona a doação e já realizam os testes rápidos e cadastram no Banco”, explicou Fadianne.

Serviço

O Banco de Leite Humano está localizado em frente ao Hospital da Mulher Mãe Luzia, na Avenida FAB, nº 1070, edifício Office Center, no Centro de Macapá. Informações pelo número (96) 99161-1950.

Mulheres com boa produção de leite materno podem doar sem sair de casa

Fique por dentro das notícias do Governo do Amapá no ==> Instagram e Facebook.
Tá no ZAP ==> Entre no grupo de WhatsApp e receba notícias em primeira mão aqui!

ÁREA: Saúde