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ATENDIMENTO HUMANIZADO

Governo do Amapá capacita servidoras que atuam na Rede de Atendimento às mulheres, em Macapá  

Facilitada pela Secretaria de Estado de Políticas para Mulheres, a formação beneficiou as recepcionistas dos centros que pertencem à instituição.

Por Alice Palmerim
22/02/2025 16h00
Capacitação voltada à servidoras da SEPM focou no atendimento humanizado para mulheres atendidas pelos centros

Buscando aprimorar o acolhimento e boas práticas no atendimento às mulheres, o Governo do Amapá realizou nos dias 20 e 21 de fevereiro, o treinamento “Atendimento que transforma: O papel da recepção na Secretaria das Mulheres”, no Centro Ama-LBTI, no bairro Laguinho, em Macapá.
 
A formação reuniu as recepcionistas dos centros de Referência no Atendimento à Mulher (Cram); de Atendimentos à Mulher e à Família (Camuf); e o Centro de Acolhimento às Mulheres Lésbicas, Bissexuais, Travestis, Transexuais e Intersexo (Ama-LBTI) que integram a Rede de Atendimento à Mulher (RAM). 
 

Facilitadora da formação, Josiane do Espírito Santos

A facilitadora da formação, Josiane do Espírito Santos, tem 15 anos de formação em psicanalista clínica, coaching e publicitária. Para a profissional, o momento é importante pois permite que os servidores que atuam diretamente com as mulheres atendidas possam tratar das ocorrências de forma mais humana.
 
“Estamos estimulando para um olhar mais humanizado, na hora de fazer a escuta dessa mulher que procura ajuda ou alguma informação, porque acreditamos que essa forma é o caminho, como já dizia Young, ‘se você quer conhecer uma alma humana, seja uma alma humana, atendendo principalmente com empatia’”, ressaltou Josiane.   

Formação foi realizada no Centro Ama-LBTI, no bairro do Laguinho, em Macapá

Os centros coordenados pela SEPM são especializados no enfrentamento à violência, e disponibilizam gratuitamente serviços psicossociais, de assessoramento jurídico e saúde na capital e demais municípios.
 
“O treinamento é fundamental na construção de um serviço mais humanizado, eficiente e acolhedor. Diante dos desafios enfrentados pelas mulheres em busca de apoio e orientação, é essencial que nossas equipes estejam preparadas, além de reforçar compromisso com a escuta ativa, o sigilo, a empatia e a resolução de demandas de forma ágil e eficaz”, explicou a gerente de Recursos Humanos da SEPM, Neliane Costa. 
 

Darciane Iaparra, recepcionista da Sepm

Uma das participantes foi a recepcionista da Secretaria das Mulheres, Darciane Iaparra, de 44 anos, que falou que a formação vai ajudar bastante no atendimento da instituição. 
 
“Esse treinamento vai fazer com que eu consiga entender melhor as pessoas que vão procurar na Secretaria da Mulher. A gente precisa ter empatia com as pessoas, principalmente quando elas estão passando por um momento de fragilidade”, comentou Darciane. 

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