Governo do Amapá oferta oficinas gratuitas para impulsionar empreendedorismo de mulheres no Carnaval, em Oiapoque
Cursos de penteados e maquiagens são ofertados pelo Centro de Referência em Atendimento à Mulher (Cram).

O Governo do Amapá realizou oficinas de penteados e maquiagem artística para 25 moradoras de Oiapoque, com o intuito de promover autonomia financeira, econômica e gerar renda extra, como uma forma de tirar as mulheres do ciclo da violência em que estão inseridas devido à dependência financeira.
O público atendido foram as acolhidas pelo Centro de Referência em Atendimento à Mulher (Cram) e pessoas da comunidade, que aprenderam a fazer coques e tranças, além de maquiagens cotidianas e artísticas.

A coordenadora do Cram no Oiapoque, Nátane Oliveira, disse que o objetivo do Cram é ministrar oficinas durante todo o ano para capacitar a mulher para o mercado de trabalho, uma vez que muitas delas ficam num relacionamento abusivo, por falta de oportunidade e dependência financeira.

“A fim de contribuir para tirar a mulher do ciclo da violência doméstica, estamos ofertando oficinas voltadas para temas carnavalescos para que elas possam trabalhar e ganhar uma renda extra nesse período. A próxima oficina será realizada no dia 27 de fevereiro, e elas vão aprender a customizar abadás. Além de trabalhar com diferenças, as participantes recebem certificado com carga horária de duas horas e meia”, ressaltou Nátane.
Com caráter introdutório, as aulas ensinam técnicas básicas para que mesmo quem não tem tanta experiência possa aprender e executar as dicas. É permitido experimentar cores, tons e texturas, apostando na originalidade, e estimulando o desenvolvimento de habilidades manuais.

Leude Leny, de 44 anos, recebeu o convite do Cram para participar dos cursos. Ela diz que adquiriu muito aprendizado e está confiante para trabalhar durante o Carnaval.
“A renda que pretendo ganhar será muito importante para a minha família. Foi gratificante aprender tantas coisas que além de embelezar as pessoas vai nos gerar lucro. Estou ansiosa para colocar tudo em prática. Só tenho a agradecer essa oportunidade que o Governo do Estado está nos proporcionando”, frisou Leude.

Centro de Referência em Atendimento à Mulher
O Cram disponibiliza atendimento psicológico e social, orientação e encaminhamentos jurídicos necessários à superação dos traumas, contribuindo para o fortalecimento da mulher. As unidades funcionam de segunda a sexta-feira, das 8h às 18h. Confira os endereços em cada município:
- Macapá
Endereço: Rua São José, nº 1500, esquina com a Avenida FAB, bairro Centro
Contato: (96) 98403-5107
- Laranjal do Jari
Endereço: Avenida Liberdade, nº 845, bairro Agreste
Contato: (96) 98403-1960
- Mazagão
Endereço: Rua Veiga Cabral, nº 2153, bairro Centro
Contato: (96) 98401-9768
- Oiapoque
Endereço: Rua Assaid da Silva Sfair, nº 671, bairro Planalto
Contato: (96) 98402-9406
- Porto Grande
Endereço: Avenida Amapá s/n, bairro Malvinas
Contato: (96) 98403-8359
Fique por dentro das notícias do Governo do Amapá no ==> Instagram e Facebook.
Tá no ZAP ==> Entre no grupo de WhatsApp e receba notícias em primeira mão aqui!