Carnaval da solidariedade: Hemoap leva samba e conscientização às ruas de Macapá para incentivar doação de sangue
Blitz educativa convoca população principalmente durante fevereiro e março, meses que tem maior demanda de transfusão sanguínea nos hospitais do estado.

O bloco “Doe Sangue” ganha as ruas de Macapá para promover uma campanha solidária e levar animação carnavalesca para a população. Nesta terça-feira, 25, a festa do Instituto de Hematologia e Hemoterapia do Amapá (Hemoap) levou educação sobre a importância de doar sangue para motoristas e pedestres no semáforo da Rua Leopoldo Machado, de esquina com a Avenida Feliciano Coelho, no bairro Central.
Com muito samba, a população foi convidada pelos profissionais a doar sangue e participar da corrente de amor ao próximo que salva vidas. A bateria da escola Unidos do Buritizal animou quem passava durante a blitz, que entregou panfletos informativos e adesivos da campanha.

O diretor-presidente do Hemoap, Eldren Lage, reforçou a escolha para o trabalho de conscientização da população de Macapá.
“Nós aproveitamos o movimento de toda a população que dirige pela Zona Sul de Macapá. Sempre contamos com o apoio da Polícia Militar e Secretaria da Saúde, e hoje estamos com a parceria da Escola de Samba Unidos do Buritizal, que colabora com a ação social de convocar novos doadores”, afirmou Lage.

Uma das motoristas que passou pela blitz e recebeu orientações foi a psicopedagoga Carmen Santos, que lembrou muito bem da importância de ajudar o próximo antes de curtir as festas de carnaval.
“A doação de sangue é importantíssima, principalmente nesse período que as pessoas bebem e descansam pouco. É necessário lembrar de doar antes de cair na folia”, disse Carmen.

Essa é umas das iniciativas do Governo do Estado este ano, por meio do Hemoap, que busca chamar a população para participar da corrente de solidariedade. No sábado, 22, o hemocentro abriu as portas para coleta de sangue, atendendo os doadores que nem sempre conseguem comparecer durante a semana.
Medidas contínuas
Durante o feriado de carnaval, o Hemoap continuará funcionando normalmente para não faltarem bolsas de sangue nos hospitais da rede pública e privada. O diretor Lage destacou que a iniciativa pretende aumentar o estoque nessa época de maior demanda por transfusão sanguínea nas unidades de saúde do Amapá.
“Dessa forma, podemos conscientizar a população sobre a importância de doar sangue nesse período do carnaval, que é quando os acidentes de trânsito provocados por álcool e direção aumentam a necessidade de estoques de sangue. Para que essa vitalidade não falte nos hospitais, fazemos essas ações para as pessoas procurarem o Hemoap e doarem”, explicou o diretor.

Serviço
O Hemoap fica localizado na Avenida Raimundo Álvares da Costa, esquina com a Rua Jovino Dinoá, no Centro de Macapá. O horário de funcionamento é das 7h30 às 12h. Para esclarecimento de dúvidas a população pode entrar em contato pelo número (96) 98414 - 1779.
Fique por dentro das notícias do Governo do Amapá no ==> Instagram e Facebook.
Tá no ZAP ==> Entre no grupo de WhatsApp e receba notícias em primeira mão aqui!