Agência de Notícias do Amapá
portal.ap.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
LOCALIDADES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A

Hemoap passa a entregar medicamento para portadores de anemia falciforme

Medida atenderá cerca de 65 pacientes que são assistidos pelo Hemoap

Por Redação
12/01/2017 17h22

Hidroxiureia é um medicamento quimioterápico que restaura as funções orgânicas

O Instituto de Hematologia e Hemoterapia do Amapá (HEMOAP) passou a fornecer o medicamento hidroxiureia aos pacientes com anemia falciforme. A descentralização da entrega, que antes acontecia somente pelo Hospital de Clinicas Dr. Alberto Lima (HCAL), permite, melhor acesso do usuário ao remédio.

A medida foi possível por meio de uma ação conjunta do Hemoap com a Associação dos Pacientes de Anemia Falciforme, intermediada pelo Governo do Estado, para assegurar a distribuição.

Para o diretor do Hemoap, Sávio Guerreiro, além de dar mais agilidade, a medida também evita a falta do medicamento. "A medicação liberada pelo Hemoap agiliza o atendimento aos pacientes e, também, nos permite ter um melhor controle do estoque para não deixar faltar, reduzindo o risco de ficarem sem os medicamentos, o que aumenta o risco de complicações", explicou.

O Hemoap tem cerca de 70 pacientes cadastrados que fazem o acompanhamento da doença falciforme. A mudança é uma reivindicação da Associação dos Pacientes de Anemia Falciforme. Para o presidente, Adriano Quaresma, os usuários terão mais comodidade no acesso aos medicamentos.

"Já cheguei a esperar até 15 dias para pegar o medicamento e, durante esse tempo, sentia muitas dores. Estou feliz porque agora saiu da consulta e venho direto pegar a medicação", comentou Quaresma.

A hidroxiureia é um medicamento quimioterápico que restaura as funções orgânicas e hematológicas auxiliando a produção de moléculas, em quantidade maior, que substituem as defeituosas devido a anemia falciforme, o que diminui as intercorrências e aumenta a sobrevida dos pacientes.

Para ter acesso ao medicamento, o usuário precisa atender critérios exigidos pelo protocolo do Ministério da Saúde no que se refere a dispensa da Hidroxiureia, que inclui termo de comprometimento assinado pelo médico e pelo paciente, formulário de solicitação do medicamento e exames.

Fique por dentro das notícias do Governo do Amapá no ==> Instagram e Facebook.
Tá no ZAP ==> Entre no grupo de WhatsApp e receba notícias em primeira mão aqui!