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CONQUISTA E RECONHECIMENTO

‘Resultado do trabalho de professores, militares e alunos', diz diretor de escola da rede estadual do Amapá sobre superação na média nacional do Ideb

Para o major Leandro Cruz, diretor da Escola Estadual Afonso Arinos, em Santana, a conquista é fruto de um trabalho coletivo da gestão compartilhada do Governo do Amapá.

Por Breno Pantoja
06/03/2025 17h00
Diretor major Leandro Cruz (azul) recebeu certificado da Secretaria de Educação, como homenagem ao bom desempenho no Ideb 2023

O Governo do Amapá realizou o encontro de "Planejamento de Metas e Ações para Aprendizagem e Trajetória Escolar", que reuniu gestores das escolas estaduais sob coordenação da Secretaria de Estado da Educação (Seed) para alinhar estratégias educacionais para 2025 que melhorem o desempenho em Língua Portuguesa e Matemática, além de fortalecer a gestão escolar e reconhecer as boas práticas na rede pública.

Na cerimônia, realizada em 25 de fevereiro, houve certificação Honrosa e a entrega de agenda às unidades educacionais que alcançaram os melhores desempenho no Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb), entre elas, a Escola Estadual Afonso Arinos de Melo Franco, de Santana, que alcançou o melhor desempenho no Ideb 2023 entre as escolas do ensino médio do Amapá.

A unidade, que adota um modelo de gestão compartilhada entre o Governo do Estado e a Polícia Militar do Amapá (PM), também se destacou nos anos finais do ensino fundamental, ocupando a terceira posição. Para o diretor da escola, major Leandro Cruz, o resultado é fruto de um trabalho coletivo, que envolve professores, equipe pedagógica, militares e, principalmente, os alunos e suas famílias.

Diretor da escola Afonso Arinos, major Leandro Cruz

"A certificação é muito importante para a escola, porque mostra o resultado de um trabalho de uma equipe formada pelos nossos professores, pela equipe técnica, pelos nossos militares, alunos, toda a equipe", afirmou o diretor, que destacou a conquista como uma série de estratégias adotadas ao longo dos anos para elevar o desempenho dos estudantes.

Entre as ações desenvolvidas para melhorar a aprendizagem e, consequentemente, os resultados no Ideb, estão os simulados frequentes, o fortalecimento de disciplinas-chave como matemática e língua portuguesa, e a criação de eletivas voltadas para o exame do Sistema de Avaliação da Educação Básica (Saeb).

"Nós realizamos muitos simulados com os alunos. Tivemos uma disciplina diferenciada, que foi o laboratório de matemática, onde os alunos tinham aulas extras focadas no Ideb e no Enem, tanto no 9º ano quanto na terceira série do ensino médio. Além disso, criamos a disciplina 'Estudo do Saeb', que reforça a produção e interpretação de textos", explicou o major Leandro Cruz.

A homenagem aconteceu em fevereiro, em Macapá, durante encontro de gestores da educação do Amapá

A estratégia foi planejada pela equipe pedagógica da escola e incluiu aulas aos sábados, quando necessário. Segundo o diretor, a participação ativa dos professores e coordenadores foi essencial para o avanço nas notas.

"Em 2017, nosso Ideb foi zero. Já em 2019, conseguimos alcançar 4.2. Em 2021, veio a pandemia e, agora, em 2023, subimos novamente para 5.2 no ensino fundamental e, pela primeira vez no ensino médio, atingimos a marca de 5.0", destacou o diretor.

Afonso Arinos acima da média

A escola apresentou um desempenho no Ideb 2023 tanto no Ensino Médio (5,0) quanto nos Anos Finais do Ensino Fundamental (5,2) superior às médias do Amapá (3,8 e 4,3, respectivamente) e do Brasil (4,3 e 5,0).

Escola localizada em Santana superou à média estadual e Nacional do Ideb

Engajamento dos alunos e das famílias

Outro fator determinante para o desempenho da escola foi a participação dos estudantes na escolha das disciplinas eletivas. Com o novo ensino médio, os alunos puderam selecionar matérias complementares, e a maioria optou por reforçar português e matemática, visando um melhor preparo para avaliações externas, como o Enem e concursos públicos.

Além disso, a parceria com as famílias foi um diferencial. Cerca de 92% dos responsáveis participam ativamente da vida escolar dos estudantes, acompanhando reuniões pedagógicas e prestando suporte na rotina acadêmica. Para manter e aprimorar os resultados, a escola já adota novas estratégias, como o uso de plataformas digitais para monitoramento de desempenho e análise de erros e acertos.

O impacto do bom desempenho também é fruto da cultura da escola. Segundo o diretor, os estudantes já internalizaram a busca por melhores resultados e se desafiam a superar as notas das turmas anteriores.

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ÁREA: Educação