‘Bora, Mana!': mulheres empreendedoras recebem capacitação de programa do Governo do Amapá voltado à linhas de créditos a juros baixos
A iniciativa faz parte da assistência prevista no Plano de Governo da gestão para gerar oportunidades e incentivar o empreendedorismo feminino.

Em continuidade ao programa “Bora Mana”, lançado em 2024 pelo Governo do Amapá, mulheres empreendedoras já cadastradas e inscritas na política pública receberam, nesta quinta-feira, 27, uma capacitação voltada para esclarecer etapas para aquisição da linha de crédito especial, como parte da assistência integral e completa prevista no Plano de Governo da gestão para gerar oportunidades e incentivar o empreendedorismo feminino.
O programa é desenvolvido em parceria com o Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae) no Amapá, com emenda parlamentar do senador Randolfe Rodrigues e apoio das Secretarias de Estado da Casa Civil, Políticas para Mulheres (SEPM), e da Agência de Fomento do Amapá (Afap), que planejam e executam ações para que as empreendedoras tenham condições de gerir os negócios de forma ampla.
A jovem empreendedora Raisa Alexandra Melo, de 21 anos, moradora do bairro Pacoval, em Macapá, atua no segmento da beleza desde 2023, com prestação de serviços como designer de sobrancelhas, extensão de cílios e maquiagem. Ela está inscrita no programa e acredita que alcançará resultados positivos.

"Busco expandir o meu negócio com participação em cursos, investimento em material de qualidade, em conhecimentos e mais especialização. Acredito que com essa possibilidade de crédito consigo alcançar esses objetivos. Estou muito confiante e otimista", comentou Raisa.
Como parte das atividades previstas, foi feita uma explanação sobre as próximas etapas e como as selecionadas devem proceder para que de fato, após essa inscrição prévia, tenham acesso à linha de crédito com taxas de 1,2% para mulheres sem restrições de crédito e de 1,8% para as que apresentam algum tipo de ressalva.

“Nós estamos iniciando o processo de orientação nessa segunda fase para aquelas que foram previamente selecionadas para que elas possam ter acesso à capacitação pelo Sebrae e consigam acessar a linha de crédito. Nós também um temos um trabalho para as mulheres que vivem vulnerabilidade social, que é de promover o empoderamento socioeconômico para que essas mulheres não precisem voltar a ciclos de violência, a partir da conquista da autonomia financeira o que contribui também para impulsionar a economia local", explicou a gerente de Autonomia Econômica da SEPM, Joanne Costa.

O Sebrae garante uma trilha empreendedora com orientações não só de como obter o crédito, mas também de como gerir e organizar as finanças para que os novos empreendimentos sejam promissores, para fomentar o desenvolvimento social e econômico das mulheres participantes.

“Nós damos todo o apoio para que essas empresárias e futuras empreendedoras comecem os seus negócios de forma certa. Nós damos o suporte para a abertura da MEI, tanto para quem vai abrir quanto para quem quer regularizar. Nós também vamos realizar oficinas e palestras voltadas para esse público feminino incluindo quem já empreende e quem está iniciando", destacou a gerente de Atendimento e Relacionamento do Sebrae, Denise Nunes.
Quem também aproveitou a oportunidade de aprender e ampliar as chances de crescimento profissional foi a moradora do bairro Infraero II, na Zona Norte da capital, Cleia Costa, de 34 anos, que atua no ramo de confeitaria há quatro anos.
“Eu estou correndo atrás do meu sonho, que é construir um espaço com toda uma estrutura legal para receber nossos clientes. Esse sonho já vem de muito tempo e acredito que agora o “Bora Mana” vai me ajudar a realizar”, comentou a empreendedora.

Bora, Mana!
Lançado em 8 de março de 2024, Dia Internacional da Mulher, pelo governador Clécio Luís, a linha de crédito “Bora, Mana!” foi criada para incentivar o empreendedorismo feminino e o desenvolvimento social e econômico de mulheres no Amapá. A iniciativa oferece a menor taxa de juros já aplicada pela Agência de Fomento do Amapá (Afap). A iniciativa faz parte do programa “Bora, Mana!”, que integra e fortalece as políticas públicas estaduais criadas para gerar mais oportunidades e qualidade de vida à população feminina do Amapá.
Fique por dentro das notícias do Governo do Amapá no ==> Instagram e Facebook.
Tá no ZAP ==> Entre no grupo de WhatsApp e receba notícias em primeira mão aqui!