‘Está tudo preparado para o maior e melhor carnaval da Amazônia’, evidencia governador Clécio Luís em coletiva de imprensa no Sambódromo, em Macapá
Programação contará com desfiles na Ivaldo Veras e eventos apoiados nos 16 municípios com segurança e estrutura reforçada. Investimento busca impulsionar a economia e consolidar o estado no cenário nacional.

O governador do Amapá, Clécio Luís, apresentou nesta sexta-feira, 28, em coletiva de imprensa, a estrutura do Carnaval no Meio do Mundo 2025, no Sambódromo, em Macapá. Além dos desfiles das Escolas de Samba na Avenida Ivaldo Veras, o Governo do Estado apoia eventos carnavalescos nos 16 municípios, reforçando o compromisso da gestão com a geração de emprego e renda.
“Está tudo preparado para ser o maior e melhor carnaval da Amazônia. Não é só a festa em si, mas toda uma cadeia produtiva, que para nós importa muito. Nós colocamos o carnaval como a maior expressão cultural brasileira, mas trabalhamos de igual maneira para que essas celebrações nos residenciais, na Praça da Bandeira, nos municípios, se transformem em um bom momento para a economia”, destacou o governador Clécio Luís.

Ao todo, são investidos cerca de R$ 23 milhões no evento, destinados pela Secretária de Estado da Cultura (Secult) e Turismo (Setur), além de emendas parlamentares de deputados estaduais. Para a Liga Independente das Escolas de Samba do Amapá (Liesap) foram repassados R$ 7,5 milhões, com recursos alocados pelo senador Davi Alcolumbre.
Clécio Luís destacou a importância da política de incentivo a grandes eventos para consolidar o Amapá no circuito nacional do turismo, ressaltando que Macapá ocupa a terceira posição entre os melhores carnavais do Brasil, pois enquanto outras cidades como Belém e Porto Alegre migraram para o formato de micareta, o estado manteve a tradição do carnaval de rua.
"Estamos no terceiro ano consecutivo nesse modelo, em que o Estado atua como apoiador, pois o espetáculo é das escolas de samba. É um carnaval seguro e de paz, que gera economia. Será um dos melhores do Brasil e um dos mais disputados, consolidando-nos como o terceiro maior do país, atrás apenas de São Paulo e Rio de Janeiro", explicou Clécio Luís.

Expandindo fronteiras
No Carnaval de Salvador, durante os dias 2 e 3 de março, o embaixador do Marabaixo no Amapá, o artista Carlinhos Brown, irá promover uma exposição sobre a cultura negra do estado, o que atrairá os olhares do mundo para as tradições e religiosidades afro amapaenses. Além disso, pela primeira vez na história da abertura dos desfiles nesta sexta-feira, 28, haverá a participação de brincantes da Guiana Francesa.
“Agradecer o governador Clécio Luís pelo convite que a gente tem aqui hoje para poder mostrar o carnaval da Guiana um pouco para o povo amapaense. A gente já viu o carnaval do Amapá na televisão, para a gente é um dia muito importante onde todo mundo quer ver, por isso tem muito guianenses que estão vindo pra cá”, falou o prefeito de Kouhou, François Ringuet.

Estrutura
Para os desfiles das 10 escolas dos Grupos de Acesso e Especial, a cidade do Samba recebeu melhorias, como reforço na iluminação e manutenção das arquibancadas. O recuo da bateria foi transformado em um palco de som, que vai garantir a sonoridade igual do começo ao fim da avenida, e iluminação, que terá as cores das agremiações.
A acessibilidade é uma grande marca desta edição. O espaço para cadeirantes, que era no mesmo nível do chão, ganhou um praticado de 90 centímetros para garantir uma boa visão dos desfiles. E para os surdos, foi reservado um local com intérprete, para que eles possam também acompanhar todas as escolas de samba.
Para garantir o conforto do público, sejam turistas ou amapaenses, a Secretaria de Estado da Justiça e Segurança Pública (Sejusp) montou um Plano Estratégico e Operacional em todo o estado com 2 mil agentes e uma Central de Monitoramento de tecnologia avançada com uso de reconhecimento facial, drones e inteligência artificial.

Fique por dentro das notícias do Governo do Amapá no ==> Instagram e Facebook.
Tá no ZAP ==> Entre no grupo de WhatsApp e receba notícias em primeira mão aqui!