Agência de Notícias do Amapá
portal.ap.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
LOCALIDADES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A
POLÍTICA PARA AS MULHERES

‘É maravilhoso aliar um carnaval seguro e alegre sem importunação sexual’, diz brincante que desfilou no Sambódromo de Macapá

Lili Silva, de 48 anos, é professora e pela primeira vez desfilou no Bloco Medida Protetiva, promovido pelo Governo do Amapá.

Por Ana Anspach
01/03/2025 17h34
Lili Silva (short branco) desfilou no Bloco Medida Protetiva, com a secretária Adriana Ramos

O segundo bloco a desfilar na Avenida Ivaldo Veras na sexta-feira, 28 de fevereiro, foi o “Medida Protetiva – Carnaval legal sem importunação sexual”. Articulado pelo Governo do Estado, por meio da Secretaria de Políticas para as Mulheres (SEPM), a ação tem a Rede de Atendimento à Mulher como parceira, incluindo a Defensoria Pública do Estado, Tribunal de Justiça e Assembleia Legislativa.

O intuito é passar informações, em meio ao maior "Carnaval da Amazônia", sobre a importância das festas carnavalescas serem um ambiente seguro para todos, conscientizando a população sobre a violência doméstica e importunação sexual.

O Bloco Medida Protetiva faz parte da campanha nacional “Não é Não! Respeite a Decisão”

Lili Silva, de 48 anos, é professora, e pela primeira vez participou do Bloco Medida Protetiva, que sai na avenida desde o carnaval 2024. O que despertou a vontade dela desfilar, foi a mensagem que a SEPM passa, de forma lúdica, de que é possível unir festas com respeito.

“É maravilhoso aliar um carnaval seguro e alegre sem importunação sexual. Foi muito bom participar do bloco Medida Protetiva, junto a pessoas que sabem que assédio e importunação são crimes. Deixo uma mensagem de alerta, pois as festividades estão só começando: cuidem-se, não permitam abraços forçados, beijos ou toques intencionais e aproveitem muito a diversão”, destacou a professora.

O sentimento de importunação geralmente é causado em razão de uma insistência, pedidos repetitivos, ou por meio de um contato físico persistente e inoportuno. O crime de importunação sexual relaciona-se diretamente com o sentimento de dignidade da vítima, que tem seu direito de dispor sobre o próprio corpo e seu direito de escolher com quem deseja se relacionar, violados.

É o segundo ano que o Bloco desfila no Sambódromo de Macapá

A secretária Adriana Ramos, que está à frente da Secretaria de Políticas para as Mulheres, informa que o Bloco Medida Protetiva faz parte de uma campanha nacional “Não é Não! Respeite a Decisão”, que visa o combate ao assédio e à importunação sexual, especialmente no carnaval.

“A proposta é trazer essa temática importante para o carnaval, porque sabemos que num momento festivo, principalmente as mulheres, sofrem importunação sexual. O Governo do Amapá entende que esse é um dos momentos de atuar de forma educacional e interativa com a sociedade, levando informações que protejam as brincantes do sexo feminino. Pedimos que caso as mulheres estejam sofrendo qualquer tipo de violência, que ela saiba onde nos procurar”, frisou a secretária.

Secretária Adriana Ramos

Confira a ordem e horário dos desfiles deste sábado:

  • Emissários da Cegonha - 21h
  • Unidos do Buritizal - 22h35
  • Boêmios do Laguinho - 0h10
  • Maracatu da Favela - 1h45
  • Piratas da Batucada - 3h20

Carnaval do Meio do Mundo

O Governo do Amapá repassou R$ 7,5 milhões para fomentar o Desfile das Escolas de Samba no Carnaval 2025, reforçando o compromisso com a valorização da cultura popular e o fortalecimento das tradições carnavalescas. O investimento, fruto de emenda articulada pelo senador Davi Alcolumbre, foi destinado à Liga Independente das Escolas de Samba do Amapá (Liesap), que distribuiu o recurso para as 10 agremiações, divididas nos Grupos Especial e de Acesso.

Fique por dentro das notícias do Governo do Amapá no ==> Instagram e Facebook.
Tá no ZAP ==> Entre no grupo de WhatsApp e receba notícias em primeira mão aqui!