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Governo do Amapá e parceiros promovem capacitação sobre incentivos fiscais à cultura, esporte e projetos de impacto social

Voltado para gestores, organizações sociais e empresários, o evento aborda oportunidades de investimentos e fundos de direitos por meio de Lei de Renúncias Fiscais do Governo Federal.

Por Karla Marques
08/03/2025 13h00
Evento, no Sebrae Amapá, busca capacitar profissionais sobre incentivos fiscais

O Governo do Amapá promove nos dias 10 e 11 de março o evento "Seab em Movimento: Projetos Incentivados", com apoio de instituições parceiras, para capacitar gestores, organizações sociais, instituições de educação ensino e empresários sobre o uso estratégico dos incentivos fiscais para fomentar ações culturais, esportivas e sociais de impacto duradouro. 

A iniciativa é coordenada pela Secretaria Extraordinária de Representação do Governo do Amapá em Brasília (Seab), em parceria com o Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas do Amapá (Sebrae/AP), Associação Brasileira de Startups (Abstartups), Associação Comercial e Industrial do Amapá (Acia), Superintendência do Desenvolvimento da Amazônia (Sudam) e a Associação de Microempresas e Empresas de Pequeno Porte do Amapá (Amicro). 

O evento será realizado na Sala do Conhecimento do Sebrae Amapá, com workshops e palestras. Participam técnicos de Secretarias de Estado, micro e pequenas empresas, startups e entidades da sociedade civil. É o primeiro de um ciclo de eventos sobre o tema.

“O Amapá é o segundo estado mais inovador da Amazônia, possui várias startups que são líderes nacionais como: Proesc, OrçaFascio, Tributei, SouRev, Engenho e Yara. Startups de economia digital e economia verde.

"O evento vai proporcionar conhecimentos valiosos para os empreendedores amapaenses, para que possam conhecer as leis de incentivos fiscais brasileiras", ressalta o presidente da Amapatec e da Associação Brasileira de Startups, Lindomar Góes Ferreira. 

Programação

Na segunda-feira, 10, das 9h às 12h, será realizado um workshop voltado para proponentes de projetos culturais e esportivos. A capacitação abordará a estrutura e o funcionamento das Leis Federais de Incentivo à Cultura e ao Esporte, destacando oportunidades para captação de recursos. O público-alvo inclui gestores estaduais e municipais, produtores culturais e organizações esportivas sem fins lucrativos.

Já na terça-feira, 11, no mesmo horário, o foco será nos incentivos fiscais para áreas como reciclagem, assistência social e saúde. O workshop abordará as Leis de Incentivo à Reciclagem, os Fundos dos Direitos da Criança e do Adolescente, do Idoso, além dos programas Pronas e Pronon. O público-alvo são gestores públicos, organizações sociais, instituições de ensino e pequenas empresas com atuação em reciclagem.

Ainda no dia 11, das 19h às 20h30, empresários poderão participar de uma palestra exclusiva sobre os benefícios das Leis de Incentivo Fiscal. Além de esclarecer o funcionamento dos mecanismos de incentivo, a palestra apresentará cases de sucesso que demonstram como essas estratégias agregam valor aos pilares de ESG e marketing das empresas. O evento é voltado para empresas tributadas no regime de lucro real interessadas em investir em projetos incentivados.

Seab em Movimento

A iniciativa da Secretaria Extraordinária de Representação do Governo do Amapá em Brasília (Seab), tem como objetivo ampliar o conhecimento sobre incentivos fiscais, criando um ecossistema sustentável para o desenvolvimento cultural, esportivo e social no estado. Também conta o apoio das secretarias de Desporto e Lazer, Cultura, Ciência e Tecnologia, Comunicação e Agência de Desenvolvimento Econômico (Agência Amapá).

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