Fundação de Saúde Amapaense avança em cuidados com a saúde mental para transformar ambientes de trabalho
Gerida pelo Governo do Estado, unidade hospitalar promove capacitação para profissionais e colaboradores participaram de capacitação, palestra e dinâmicas de integração após o carnaval.

A saúde mental tem se tornado uma prioridade crescente nas agendas de grandes instituições como na Fundação de Saúde Amapaense (Fundesa), gerida pelo Governo do Estado, que tem dado passos significativos nesse sentido. Desde fevereiro deste ano, a instituição vem implementando programas focados no cuidado com a saúde mental, bem-estar e combate ao estresse ocupacional, voltados para os profissionais de saúde e colaboradores nos hospitais gerenciados pela instituição e também em sua sede.
Após o Carnaval, os programas continuaram com as atividades realizadas na Unidade Estadual de Internação (UEI), no anexo do Hospital de Emergência (HE) e na sede da Fundesa. O objetivo é aprimorar a assistência hospitalar e garantir a qualidade do trabalho de seus colaboradores.
Na UEI, gestores, gerentes administrativos e profissionais de saúde participaram de uma capacitação sobre manejo de conflitos no ambiente de trabalho. Para a equipe do anexo do HE, foi realizada uma palestra sobre o gerenciamento de estresse no ambiente profissional. Já na sede da Fundação de Saúde, aconteceu uma atividade integrativa voltada para o autoconhecimento e as relações interpessoais. Os trabalhos são conduzidos pela gerente de bem-estar da Fundesa, a psicóloga Camila Freitas.

A profissional ressaltou que as equipes médicas lidam com demandas emocionais intensas, estão sob constante pressão, tomam decisões rápidas e enfrentam jornadas longas. Além disso, os hospitais são locais onde a dor e o sofrimento estão sempre presentes, elevando a carga emocional dos profissionais.
“Sabemos que os ambientes hospitalares, por si só, já aumentam os desafios enfrentados pelos profissionais de saúde. Por isso, a importância de continuarmos avançando com esses programas de bem-estar, para que o profissional e o colaborador sejam menos afetados pelo estresse e possam se manter calmos e focados no trabalho, mesmo sob pressão, o que é essencial para um atendimento humanizado e eficaz”, destacou Camila.

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