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EDUCAÇÃO INCLUSIVA

'Essencial porque cada aluno tem necessidades específicas', diz professora sobre capacitação do projeto 'Laços da Inclusão'

Alessandra Guedes atua na Educação Especial Inclusiva há um ano na Escola Dom Aristides, e para ela a ação torna o aprendizado mais enriquecedor e aplicável.

Por Breno Pantoja
13/03/2025 10h20
Alessandra Guedes atua na Educação Especial Inclusiva na capacitação do ″Laços da Inclusão″

O Governo do Amapá realizou até esta quarta-feira, 12, a nova etapa do projeto "Laços da Inclusão: Estratégias e Práticas Pedagógicas Inclusivas no Contexto Escolar", que capacita profissionais da educação para fortalecer a inclusão escolar. O evento aconteceu na Faculdade Estácio da Zona Sul, em Macapá, reunindo cerca de 370 educadores, entre técnicos, gestores, professores da rede estadual de ensino e profissionais do Atendimento Educacional Especializado (AEE), divididos em duas turmas de manhã e tarde.

A formação continuada para professores da educação especial é essencial para garantir que a inclusão escolar seja de fato eficaz. Entre os 370 capacitados, está a professora Alessandra Rafaela Guedes Braga, que atua na Escola Estadual Dom Aristides Pirovano há um ano e ressaltou o impacto positivo da capacitação em sua prática pedagógica. 

“A capacitação é essencial porque a educação especial é muito dinâmica. O público-alvo é amplo e cada aluno tem necessidades específicas, então precisamos estar sempre aprendendo e nos aperfeiçoando", afirmou Alessandra.

Programação capacita cerca de 370 profissionais da educação

Segundo ela, a formação oferece subsídios para flexibilizar avaliações, adaptar conteúdos e implementar o Plano Educacional Individualizado (PEI) de maneira mais eficiente. Além disso, a formação presencial tem um impacto muito maior porque permite a interação com colegas e outras realidades. Para a educadora esse intercâmbio de ideias torna o aprendizado mais enriquecedor e aplicável.

Coordenado pela Secretaria de Estado da Educação (Seed), o "Laços da Inclusão" tem sido um pilar na formação continuada de profissionais que atuam na educação especial e na sala de aula regular. O objetivo é garantir que a inclusão escolar não se limite apenas ao atendimento educacional especializado, mas se torne uma realidade em todo o ambiente escolar. A programação inclui palestras, mesas redondas e momentos de debate, abordando temas como ensino colaborativo, avaliação e planejamento pedagógico para alunos com deficiência e transtorno do espectro autista. 

Além dos desafios técnicos, a assistente administrativa do Núcleo de Educação Especial Inclusiva (Nees), Ariane Luna, trouxe um olhar sobre as dificuldades enfrentadas pelos alunos com deficiência. Para ela, a maior barreira ainda é a falta de consciência e empatia dentro do ambiente escolar. 

“Se a escola toda não estiver imbuída no propósito de incluir, respeitar e ter empatia, fica muito difícil a convivência”, destacou Ariane.

Ariane Luna, Assistente Administrativo do Nees, membro da equipe do Nees

 Ela reforça que a integração entre professores da educação especial e da sala regular é essencial para garantir o desenvolvimento dos alunos. Outro ponto enfatizado durante a capacitação foi o papel fundamental da família na inclusão escolar. Ariane, que tem paralisia cerebral decorrente de um nascimento prematuro, compartilhou sua experiência e destacou a importância do apoio familiar nesse processo. 

“A família é uma mola propulsora, tanto para cima quanto para baixo. Ela precisa enxergar a potencialidade da pessoa com deficiência e ajudá-la a se desenvolver”, concluiu a profissional. 

Avanços e expansão do projeto

Desde o seu lançamento, em agosto de 2023, o "Laços da Inclusão" já impactou mais de 1.200 profissionais da educação em Macapá e outros municípios. Em agosto de 2023, o projeto atendeu 420 professores na primeira edição. Em outubro do mesmo ano, capacitou 300 cuidadores e 80 professores de ensino especializado e profissionais de apoio educacional. Além disso, ações formativas foram realizadas em municípios do interior, incluindo escolas do campo, indígenas e unidades voltadas à Educação de Jovens e Adultos (EJA).

Outro destaque foi o 1º Seminário de Pesquisa sobre Inclusão e Possibilidades para Pessoas com Deficiência, realizado em dezembro de 2023, que consolidou o debate sobre estratégias educacionais inclusivas.

Profissionais tiveram momento de perguntas e tira dúvidas sobre temas acerca da Educação Inclusiva

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ÁREA: Educação