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AUMENTO DA ESCOLARIDADE

Governo do Amapá apresenta Pacto pela Superação do Analfabetismo e Qualificação na EJA para gestores escolares de todo o estado

Política nacional estabelece metas para garantir o acesso à educação de pessoas que nunca frequentaram a escola ou não concluíram a educação básica.

Por Joyce Batista
13/03/2025 14h05
Evento reúne gestores escolares municipais e estaduais de todo o estado
Evento reúne gestores escolares municipais e estaduais de todo o estado
Foto: Evandro Vilhena/Seed

O Governo do Amapá reúne gestores escolares municipais e estaduais nesta quinta-feira, 13, para apresentar o Pacto pela Superação do Analfabetismo e Qualificação na Educação de Jovens e Adultos, com o objetivo de dialogar sobre estratégias de cooperação para atingir metas e seguir diretrizes estabelecidas pelo Governo Federal.

O pacto tem como objetivo a superação do analfabetismo e ampliação da oferta de matrículas da Educação de Jovens e Adultos (EJA) no sistema público de ensino de todas as esferas, incluindo os estudantes privados de liberdade. Além disso, ele busca elevar a escolaridade da população brasileira e aumentar a oferta da EJA integrada à educação profissional.  

Segundo dados da Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios Contínua (Pnad Contínua) 2023, do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), 9,3 milhões de pessoas com 15 anos ou mais de idade não estavam alfabetizadas em todo o país no referido ano. No mesmo período, o Amapá registrou que 6,5% de sua população era analfabeta.

Coordenadora pedagógica do Pacto EJA, Marineide Barros
Coordenadora pedagógica do Pacto EJA, Marineide Barros
Foto: Evandro Vilhena/Seed

“É um compromisso social, é uma justiça social que precisamos cumprir para ofertar uma cidadania plena, que é uma garantia prevista na Constituição. Esse evento marca o início desse processo de governança, de execução no Pacto aqui no Amapá e em todo o Brasil. Essa formação é para que a gente alcance a qualidade que a EJA merece e precisa”, afirma a coordenadora pedagógica do Pacto EJA, Marineide Barros. 

O objetivo é dialogar sobre estratégias de cooperação para atingir metas e seguir diretrizes estabelecidas pelo Governo Federal
O objetivo é dialogar sobre estratégias de cooperação para atingir metas e seguir diretrizes estabelecidas pelo Governo Federal
Foto: Evandro Vilhena/Seed

A partir dessa apresentação oficial aos gestores, a Secretaria de Estado da Educação (Seed) inicia o processo de aperfeiçoamento de profissionais que atuam no ensino fundamental 2 e no ensino médio, por meio do Programa Nacional de Formação para a Docência na EJA (Profeja), visando o fortalecimento das ações de alfabetização e qualificação da EJA. 

Coordenador pedagógico, Fábio Júnior Cardoso
Coordenador pedagógico, Fábio Júnior Cardoso
Foto: Evandro Vilhena/Seed

“É de grande importância e relevância, porque sabemos que o público do EJA é diferenciado e precisa de uma atenção especial, por conta de diversas situações do cotidiano deles. Então, eu acredito que as entidades precisam estar unidas para sanar essa questão do analfabetismo e fortalecer cada vez mais a educação dos jovens e adultos”, afirma o coordenador pedagógico da Escola Alzira de Lima Santos, no município de Tartarugalzinho, Fábio Júnior Cardoso.

Para a geoeducacional de Porto Grande, Antônia Nunes, o pacto representa um suporte mais especializado e humanizado para atender as necessidades dos alunos da EJA, considerando também as demandas da área rural dos municípios.

A técnica geoeducacional de Porto Grande, Antônia Nunes
A técnica geoeducacional de Porto Grande, Antônia Nunes
Foto: Evandro Vilhena/Seed

“Nós que somos servidores, funcionários da educação das escolas do campo, nos sentimos honrados com uma ação dessa magnitude, considerando que há algum tempo a gente não vive uma política voltada para a Educação de Jovens e Adultos, porque são jovens, homens e mulheres que estão em busca da conclusão de seus estudos”, afirma Antônia.

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ÁREA: Educação