Agência de Notícias do Amapá
portal.ap.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
LOCALIDADES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A
CÂNCER COLORRETAL

Março Azul Marinho: Governo do Amapá alerta para prevenção e diagnóstico precoce do câncer de intestino

De janeiro até a primeira quinzena de março, a Unacon registrou 8 novos casos da doença. Em 2024, foram atendidos 49 pacientes com esse tipo de câncer.

Por Júnior Nery
19/03/2025 09h00
Unacon registrou 8 novos pacientes diagnosticados com câncer no intestino no Amapá
Unacon registrou 8 novos pacientes diagnosticados com câncer no intestino no Amapá
Foto: Gabriel Maciel/Sesa

Além do Março Lilás, dedicado à conscientização sobre o câncer de colo do útero, o mês também é marcado pela campanha Março Azul Marinho, que visa prevenir o câncer de intestino ou colorretal, um dos mais comuns no Brasil. No Amapá, o Governo do Estado alerta para a doença, que afeta o intestino grosso e o reto, mas tem altas chances de cura quando detectada precocemente.

A Unidade de Tratamento de Alta Complexidade em Oncologia (Unacon), especializada no tratamento oncológico no estado, registrou 8 novos casos da doença este ano. Em 2024, foram atendidos 49 pacientes com esse tipo de câncer.

John Luiz, oncologista clínico da Unacon
John Luiz, oncologista clínico da Unacon
Foto: Divulgação/Sesa

O oncologista clínico da Unacon, John Luiz, explica que o câncer de intestino pode ser silencioso, mas alerta para um sintoma: a presença de sangue nas fezes, que requer atenção imediata, pois pode indicar um quadro mais avançado da doença.

“Muitas pessoas associam o sangue a hemorroidas, mas ele pode indicar um quadro mais avançado de câncer colorretal. Por isso, é essencial buscar avaliação médica ao notar qualquer alteração. Mudanças no ritmo intestinal, como prisão de ventre ou diarreia persistentes, dor abdominal, perda de peso sem causa aparente e desconforto na região do reto ao evacuar também são sinais de alerta", explica o especialista.

Em 2024, foram atendidos 49 pacientes com câncer colorretal
Em 2024, foram atendidos 49 pacientes com câncer colorretal
Foto: Gabriel Maciel/Sesa

Prevenção com hábitos saudáveis

A prevenção do câncer colorretal está diretamente ligada à mudança de hábitos. De acordo com o oncologista, uma dieta rica em fibras, a prática regular de atividades físicas, a redução do consumo de carnes processadas e o controle do peso são medidas que ajudam a reduzir os riscos da doença.

Além disso, a realização de exames de rastreamento, como a colonoscopia, é indicada para pessoas acima dos 50 anos ou com histórico familiar de câncer colorretal.

"A campanha Março Azul Marinho reforça a importância do diagnóstico precoce e do acesso a tratamentos de qualidade, que são fundamentais para aumentar as chances de cura e melhorar a qualidade de vida dos pacientes. A Unacon, com seus avanços, exemplifica como a saúde pública pode fazer a diferença no combate ao câncer, oferecendo desde o diagnóstico até cirurgias, quimioterapia e suporte multidisciplinar, com profissionais como psicólogos e nutricionistas. A conscientização e a prevenção são nossos maiores aliados nessa luta”, reforçou o oncologista.

Atualmente, a unidade de quimioterapia da Unacon atende, em média, 38 pacientes por dia
Atualmente, a unidade de quimioterapia da Unacon atende, em média, 38 pacientes por dia
Foto: Gabriel Maciel/Sesa

A diretora da Unacon, Sandra Ribeiro, destaca que os investimentos recentes do Governo do Amapá têm fortalecido a unidade, que agora está preparada para atender não apenas casos de câncer colorretal, mas também diversos outros tipos de tumores.

Sandra Ribeiro, diretora da Unacon
Sandra Ribeiro, diretora da Unacon
Foto: Divulgação/Sesa

“No ano passado, tivemos melhorias significativas na Unacon. A gestão do governador Clécio Luís garantiu total atenção à unidade, o que nos deixa mais fortalecidos e especializados. Isso reforça a importância de uma gestão eficiente na saúde pública, como a que temos visto, com priorização de investimentos e melhorias no atendimento”, afirma Sandra.

Entre os avanços está a aquisição de 15 novas bombas de infusão, equipamentos essenciais para a administração precisa e segura de medicamentos quimioterápicos. Atualmente, a unidade de quimioterapia da Unacon atende, em média, 38 pacientes por dia. 

“Hoje contamos com uma equipe multidisciplinar qualificada, uma farmácia abastecida e em pleno funcionamento 24 horas, além de medicamentos mais eficazes para o tratamento dos pacientes oncológicos”, concluiu Sandra.

Entre os avanços da Unacon está a aquisição de 15 novas bombas de infusão
Entre os avanços da Unacon está a aquisição de 15 novas bombas de infusão
Foto: Gabriel Maciel/Sesa

Fique por dentro das notícias do Governo do Amapá no ==> Instagram e Facebook.
Siga o canal do Governo do Amapá no WhatsApp e receba notícias em primeira mão!

ÁREA: Saúde